Dicas de ferramentas para o gerenciamento de projetos

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva

O gerenciamento de projetos é parte essencial da estruturação e desenvolvimento de qualquer negócio. Uma função estratégica e tão importante nos dias de hoje, que é amplamente difundida nos diversos setores, mercados e áreas de atuação, como por exemplo, arquitetura, engenharia, tecnologia da informação, comunicação, marketing, investimentos, finanças, entre outros.

Sendo assim, é muito importante administrar etapas, gerenciar o escopo, cronogramas, custos, recursos, comunicações, riscos, implementar metodologias ágeis, delegar as responsabilidades para colaboradores e ter sempre uma visão abrangente das ações. Com o auxílio e o uso de ferramentas certas, é possível fazer isso com maior assertividade, monitorar a evolução de cada um dos processos e otimizar as entregas.

Este é um trabalho complexo e cheio de detalhes. Por isso, também vale a pena estudar com quem entende do assunto. O programa executivo de Project Management da Ohio University é ideal para quem quer desenvolver e aprimorar as habilidades, com professores referência da área.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Quais são as melhores e mais utilizadas ferramentas de gestão de projetos?

E na prática, o que começar a usar para melhorar a gestão de projetos? Veja, a seguir, as principais opções do mercado para facilitar a impulsionar os resultados e gerenciamento do seu projeto.

Slack

O Slack é um sistema gratuito e totalmente online, em que você pode criar espaços para a interação de indivíduos e grupos sobre tudo o que está relacionado a um projeto. Simples e intuitivo, é possível enviar e compartilhar arquivos, atualizar status de projetos e melhorar o trabalho em equipe.

Trello

O Trello é uma ferramenta excelente para quem preza pela sequência lógica de etapas de um projeto. Sempre que alguma delas termina ou atrasa, é possível visualizar todos os pormenores relacionados a essa condição. Todos os envolvidos em um projeto ficam conectados de acordo com suas atividades, e a plataforma permite também a troca de arquivos e mensagens.

STRATWs One

O STRATWs One, por sua vez, é destinado para conduzir projetos de maneira estratégica. Ele permite que você acompanhe a performance do grupo e individual, verifique relatórios, faça a gestão de reuniões e acompanhe o histórico evolutivo de cada projeto.

Asana

O Asana é um software para web e dispositivos móveis utilizado mundialmente para a cooperação em gestão de projetos. Com ele é possível visualizar listas, atribuir tarefas, criar cronogramas, definir prazos e muito mais. Dessa forma, a solução garante a organização dos projetos, personaliza os fluxos de trabalho e incentiva a visualização de um panorama completo através de gráficos gerados automaticamente.