Dica da semana: presentes de Natal para empreendedores

Blog Português (Brasil)

Verdade seja dita: as mentes brilhantes gostam de novidade. Mais do que isso, elas são criativas e tendem a querer sempre mais. Mais conhecimento, mais ideias, mais informação. Então, que tal presentear aquele amigo empreendedor (ou presentear a si mesmo!) com os livros que alguns dos mais importantes CEOs do mundo leram durante 2017.

Para ajudar você, preparamos uma seleta lista, com a ajuda do NaPratica.org, com leituras de líderes da Vale, McKinsey & Co, Dropbox, Royal Bank of Canada, entre outros.

Confira e se inspire:

 

David McKay, CEO do Royal Bank of Canada

  • Era Uma Vez Um Sonho. A História de Uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana, por J. D. Vance

Aclamada por muitos leitores e classificado como best-seller do New York Times desde 2016, a obra conta a história de seu autor em meio ao impacto da decadência cultural e economia dos Estados Unidos. Segundo a crítica, o livro é também indicado para entender a atual situação política do país norte-americano.

 

  • Only Humans Need Apply: Winners and Losers in the Age of Smart Machines, por Thomas H. Davenport e Julia Kirby

Até onde a automação vai chegar? Precisamos nos preocupar com a nossa carreira? As máquinas vão, de vez, tomar o lugar das pessoas? Neste livro, Thomas Hayes Davenport e Julia Kirby repensam a ideia humano versus máquina e mostram como ambos, mais do que concorrentes, podem ser grandes aliados.

 

  • Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, por Yuval Noah Harari

“Este livro fascinante não pode ser resumido; você simplesmente terá de lê-lo.” Foi assim que o Financial Times descreveu a obra de Yuval Noah Harari, que aborda com brilhantismo as questões da humanidade, relacionando passado e presente. Não à toa, entrou para a lista do New York Times como um dos livros mais lidos na semana do seu lançamento nos Estados Unidos.

 

Drew Houston, CEO do Dropbox

  • Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas, por Robert M. Pirsig

Uma inspiração: é assim que podemos definir a obra de Robert M. Pirsig que em seus textos narra uma viagem de pai e filho a bordo de uma motocicleta e aborda questões relacionadas ao nosso modo de viver, como confusões relacionadas à existência humana.

 

Dominic Barton, CEO da McKinsey & Co.

  • Inevitável – As 12 Forças Tecnológicas que Mudarão o Nosso Mundo,por Kevin Kelly

Quer um roteiro do que vai acontecer no futuro? A resposta está neste livro! O que você deve inventar? Onde é melhor trabalhar? E investir? Como conquistar clientes qualificados? Esses são apenas alguns exemplos das questões que Kevin Kelly responde em sua obra.

 

  • Homo Deus, por Yuval Noah Harari

Mais uma obra de Yuval Noah Harari ganha destaque. Agora, Homo Deus: uma breve história do amanhã, um relato sobre humanidade, ciência e filosofia. Um best-seller que tem como intuito explicar quem somos e também desvendar para onde vamos. “Depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?”, embarque nesta obra e descubra o resultado de inúmeras pesquisas e relatos de recentes avanços científicos.

 

Fabio Schvartsman, CEO da Vale

  • Sigmund Freud na Sua Época e em Nosso Tempo, por Élisabeth Roudinesco

Quer novos insights sobre Freud? Então, não deixe fora da sua lista de leitura a dica de Fabio Schvartsman. A obra, de autoria de Élisabeth Roudinesco reescreve a vida deste grande filósofo por meio de arquivos abertos pela Biblioteca do Congresso em Washington. “Monumental volume, com ares de biografia definitiva… Roudinesco narra a vida de Freud como se fosse um palpitante romance.”, resumiu o jornal Le Monde.

 

Maria Ramos, CEO do Barclays Africa

  • O Gene, por Siddhartha Mukherjee

Para fechar a nossa lista, uma questão que assombra e, ao mesmo tempo, encanta muita gente: ciência e família, genética e tecnologia. Nesta obra, Siddhartha Mukherjee revela como as descobertas científicas podem auxiliar a humanidade nas questões sobre hereditariedade.

 

A lista completa publicada pelo NaPratica.org você confere aqui.