Dia Nacional da Inovação

Blog English Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Silicon Valley Startup Nation - Israel Startups Inovadoras

Dia 19 de outubro é o Dia Nacional da Inovação! A data foi criada em 2010 para lembrar que a inovação contribui para o desenvolvimento do país e para reforçar a importância do desenvolvimento tecnológico, que vão da inteligência artificial à investigação de códigos genéticos, para se ter uma país mais competitivo, sustentável e economicamente atrativo.

O Brasil, que é a nona economia do mundo, ocupa atualmente a 64ª posição no Índice Global da Inovação entre 126 economias listadas. Depois de dois anos estagnado, em 2018 o país saltou cinco posições no ranking. Porém, mesmo com o esse salto, a maior potência econômica da América Latina e Caribe fica atrás dos vizinhos Chile (47ª posição), Costa Rica (54ª) e México (56ª) na lista.

O levantamento existe desde 2007 e é produzido pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, com apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Alguns exemplos de indicadores medidos são: número de registro de patentes, bens e serviços criativos, investimento em educação, criação e difusão de conhecimento, força de trabalho e adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Frente a este cenário,  o LAIOB acredita que capacitando e conectando profissionais latino-americanos com ecossistemas inovadores pelo mundo, fazemos com que estes sejam agentes da mudança para uma sociedade brasileira mais justa e preparada para o futuro.