Devo fazer um curso no exterior de 1 ou 2 semanas?

Blog Português (Brasil)

Decidiu fazer seu intercâmbio, mas o tempo para viajar está curto! E aí fica a dúvida, quanto tempo eu preciso para realmente aprender uma língua? Será que um curso de curta duração no exterior é suficiente? Essas perguntas costumam gerar bastante reflexão nos futuros intercambistas.

Sabemos que a vontade de passar muito tempo fora é grande para a maioria e obviamente, quanto mais tempo estudar e ficar imerso naquela cultura melhor. Mas não se engane, independente de quantos dias você conseguir dedicar a esta experiência, um intercâmbio sempre valerá a pena. Só depende de você! Seja de turismo ou de férias, em uma viagem entramos em contato com um mundo completamente novo.

É uma oportunidade única de entender mais sobre a cultura de outro país, conhecer pessoas das mais variadas nacionalidades, experimentar diferentes comidas e sensações. Também é um momento perfeito para se conhecer melhor, refletir sobre os rumos da vida considerando outra perspectiva.  Tudo é diferente e cada momento lá pode nos ensinar algo valioso. Isso porque apesar da intenção quase sempre seja melhorar o nível de algum idioma, um intercâmbio envolve muito mais do que isso.

Considerando então que você tem pouco tempo para o intercâmbio, o ideal é fazer um programa de duas semanas ou um mês. Para aproveitar da melhor maneira toda a experiência, listamos aqui algumas dicas de como fazer deste momento o mais intenso possível. Venha com a gente:

TENHO DUAS SEMANAS

A primeira coisa que devemos pensar em um intercâmbio de duas semanas é: planeje o seu tempo! O período é curto, mas calma, dá para fazer muita coisa se você se organizar e utilizar o tempo disponível com inteligência. Uma boa, neste caso, é fazer um curso intensivo que alie idioma, conhecimentos específicos e prática. Mas como isso se o dia tem apenas 24h? Simples! Utilize os dois períodos do dia (manhã e tarde) apenas para estudar. Por exemplo, de manhã você estuda o idioma e a tarde a matéria que escolheu. Serão 8h por dia bem intensas, isso não dá para negar. Mas tenha certeza que essa chuva de conhecimento vai valer a pena. O raciocínio é, quando fazemos um curso de línguas aqui no brasil geralmente temos de 1 a 2h de aula 2 ou 3 vezes na semana. O que soma no máximo 6h por semana e assim, 12h em duas semanas. Em um intercâmbio com aulas mais intensas serão 4h por dia de aula, fechando 20h por semana, 40h em duas semanas. Ou seja, que o triplo. Isso sem contar as outras 4h de aulas específicas do outro período que são ministradas toda no idioma escolhido e claro, o ambiente no qual até para comprar um café você precisará utilizar a língua local. Resumindo, uma experiência dessas acaba sendo tão enriquecedora que cada segundo é importante.

A LAIOB oferece cursos incríveis nesse estilo e uma coisa é certa, você não vai se arrepender em escolher um! Confira as opções e depoimentos de quem já foi em nosso site: www.laiob.com

TENHO UM MÊS

Se em duas semanas você já viu quanta coisa é possível fazer, imagina com o dobro do tempo! Com um mês disponível para intercâmbio temos duas opções legais.

Duas semanas de curso intensivo + duas semanas de idiomas

Neste caso você pode escolher um dos cursos mencionados anteriormente e ao final emendar com um curso de idiomas de duas semanas. Uma ideia legal é fazer, por exemplo, o curso de Marketing na Universidade de Akron, em Ohio e de lá seguir para Nova Iorque ou Chicago. A viagem pode ser feita até de carro devido à proximidade dos estados e você terá a vantagem de conhecer mais de um lugar no mesmo intercâmbio! Assim como no Brasil, cada cidade tem seu próprio ritmo de vida e atividades culturais, o que vai tornar a viagem ainda mais interessante. Se esta opção é perfeita para você, dê uma olhada no site e conheça os cursos de idiomas que a gente oferece: http://laiob.com/blog/idiomas/

Um mês só de idiomas

A última ideia para aproveitar bem estes 30 dias é se dedicar inteiramente a um curso de idiomas. Opções de lugares, línguas e preços não faltam e dá para escolher tudo exatamente de acordo com as suas vontades. As horas de aula de cursos assim costumam ser um pouco menores que em cursos intensivos, mas a vantagem é que sobra mais tempo para curtir a cidade, conhecer pessoas, passear. E isso tudo é muito rico para quem quer aprender um idioma, porque a todo momento você precisará usar a língua local para se comunicar, seja num restaurante, pedindo uma informação ou fazendo amigos de outros países. Saiba, a imersão no ambiente faz toda a diferença no processo de aprendizado.

Viu como é possível fazer intercâmbios curtos? Não importa quanto tempo você tem, mas o quanto está disposto a se dedicar a esta experiência. Tenha certeza que seja qual for a sua escolha, o conteúdo aprendido e os momentos vividos ficarão para sempre com você!