Descubra o que os “top performers” fazem nas horas vagas

Blog Português (Brasil)

Não é a primeira que a gente mostra por aqui a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E por ter plena certeza disso, dessa vez, a gente trouxe para este espaço um defensor de peso desta ideia. É Michael Simmons, autor e empreendedor social, que já deixou suas ideias registradas em revistas como Forbes, Fortune, Time e Harvard Business Review.

Em um texto para lá de inspirador, publicado no Linkedin e traduzido pelo site NaPratica.org, Simmons traz a tona um interessante questionamento: o que grandes líderes, os “top performers”, fazem no seu tempo livre? Ele não poupou nas pesquisas e apresentou em seu texto a maneira como Oprah Winfrey, Warren Buffett e outros nomes de peso utilizam o tempo livre e levam uma vida tranquila, interessante e muito equilibrada. Confira!

-> Faça um diário

Escrever para aprender. Estudos apontam que o ato de escrever ajuda a organizar as ideias, além de trazer significados para as experiências, aumentar a habilidade de pensar em tópicos e, por que não, administrar mais de uma coisa em um único momento. Mais do que isso, escrever também auxilia no pensamento metacognitivo (consciência do pensamento), que é um elemento-chave para a performance e o crescimento intelectual. Na lista dos que comprovaram a prática estão: Benjamin Franklin, Steve Jobs, Jean Paul DeJoria, Arianna Huffington, Oprah Winfrey, Reid Hoffman e Peter Drucker.

-> Que tal um cochilo pós-almoço?

“Com cochilos de uma hora a uma hora e meia, você se aproxima dos mesmos benefícios de consolidação de aprendizado que teria com uma noite de oito horas de sono.” Isso é o que Sara Mednick, da University of California, afirmou após diversos anos de estudos sobre o sono. Ainda segundo a pesquisadora, os cochilos só trazem benefícios, como aumento da criatividade e da produtividade, melhora da memória, além de facilitar o aprendizado. Albert Einstein sempre dormia depois do almoço. Thomas Edison cochilava por volta de três horas no meio do dia. Winston Churchill não passava um dia se quer sem cochilar. John F. Kennedy era ainda mais radical: almoçava deitado e embalava uma ou duas horas de sono.

-> Faça caminhadas

Você sabia que apenas 15 minutos de caminhada pode fazer maravilhas pela sua saúde mental e física? E é isso que os top performers fazem e a ciência garante: caminhar, além de refrescar a mente e o corpo, aumenta a criatividade. Charles Darwin caminhava duas vezes por dia e Charles Dickens andava por 19 quilômetros. Entre os adeptos também estavam: Gandhi, Jack Dorsey, Steve Jobs, Tory Burch, Howard Schultz, Aristóteles, Oliver Sacks e Winston Churchill.

-> Leia!

Acredite: a leitura é uma das atividades mais benéficas que você pode fazer. Além de ter baixo custo (a internet está repleta de artigos, textos, livros, sites…), ler diminui o nível de estresse, melhora a memória e aprimora conhecimentos. Os leitores top performers: Winston Churchill, Mark Cuban, David Rubenstein (mais de seis livros por semana), Elon Musk (dois livros por dia quando era jovem), Mark Zuckerberg, Bob Iger, CEO da Disney (ele acorda todos os dias às 4h30 da manhã para ler!), além de muitos outros como os presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e JFK. Relatos contam que Theodore Roosevelt, quando estava ocupado, conseguia ler um livro por dia, e dois ou três quando tinha a noite livre.

Ainda resta dúvidas de que atividades extremamente acessíveis podem melhorar seu desempenho como empreendedor e abrir ainda mais portas para o seu sucesso?

 

Para conferir mais dicas, confira o artigo na íntegra no Linkedin ou aqui.