Descubra as 6 novas habilidades dos gestores

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo

Delegar tarefas, manter o ambiente em ordem e administrar tarefas gerais são funções comuns a qualquer gestor. Não há como mudar essas questões, pois elas é que mantém uma empresa em curso. Contudo, somente essas ações automáticas não são suficientes para ter uma equipe interessada e motivada e muito menos para guiar a empresa para um caminho de sucesso. O universo corporativo mudou muito e, com elas, as características que um gestor deve ter.

Se você pode fazer mais do que o que está determinado para seu trabalho, não desconsidere isso. Quem está na liderança sabe que a responsabilidade é grande, mas que não é preciso levar tudo nas costas sozinho, correndo riscos desnecessários. Liderar é saber que você pode contar com outras pessoas, assim como elas poderão contar com você. Portanto, incorporar as novas habilidades dos gestores de hoje é uma forma de deixar essa mensagem em destaque para aqueles que trabalham com você.

Não sabe que qualidades são essas? Gostaria de aprender como colocá-las em prática? Então esse artigo é para você. Leia com atenção e veja como cada um desses pontos pode mudar seu modo de gerir.

1. Ser comunicativo

Sim, delegar tarefas de forma clara e objetiva é a obrigação de qualquer líder. Mas as novas habilidades dos gestores precisam ir mais além dessas determinações básicas. Agora, ser comunicativo, dominar assuntos e se expressar com total transparência para ter sucesso garantido.

É através dessa características que um bom gestor consegue envolver e engajar sua equipe, para que os objetivos periódicos sejam atingidos. Dessa forma, inclusive, ele também mantém todos bem alinhados com os propósitos reais da organização, e incentiva a boa execução de todas as atividades e funções.

2. Manter-se transparente

Se durante sua comunicação esse quesito já é importante, tenha a certeza de que ele também se faz indispensável em outros aspectos da gestão. O gestor conquista a confiança dos colaboradores justamente por se manter transparente perante desafios e obstáculos a serem enfrentados, sem ocultar qualquer informação da equipe.

Uma boa liderança consegue transmitir sua visão sobre o negócio de forma concisa, mesmo que um problema esteja instalado ali. Ao explicar com bastante sinceridade a situação, ele angaria mais cúmplices para solucionar a questão e até mesmo para dar novas ideias e criar novos projetos. Afinal, é preciso contar com a equipe em situações positivas também.

3. Demonstrar empatia

As novas habilidades dos gestores também incluem a empatia. Antigamente, pouca atenção era dada a dificuldades e comportamentos dos colaboradores. Mas em um mundo corporativo moderno, repleto de tecnologias diferenciadas que possibilitam a capacitação de pessoas, não há espaço para qualquer descaso. Um líder de sucesso é compreensivo, mesmo diante das exigências, e procura entender sua equipe.

Em um universo onde as máquinas fazem boa parte do trabalho, o gestor precisa, sim, ser mais humano. Nada de ações automáticas ou processos burocráticos. Se aproximar de quem está ao seu redor e realmente entender o que se passa no ambiente de trabalho impacta a performance de quem está na liderança, mas também de quem segue ordens. Os resultados, a partir disso, tendem apenas a ficar mais satisfatórios.

4. Lidar com novas tecnologias

E por falar em tecnologia, os gestores de agora precisam saber como e quando implementá-la na rotina de trabalho. É fundamental ter a percepção adequada para identificar esse momento e fazer a escolha correta das melhores ferramentas. Além disso, é preciso demonstrar habilidade para explicar essa transformação aos colaboradores e ajudá-los a absorver as novidades.

Essa é uma evolução gradual, mas que acontece de maneira natural dentro de toda empresa. Sem dúvidas, é um objetivo comum a todas elas, seja em que área de atuação for, otimizar seus processos internos e diminuir a taxa de erros. Um gestor que reconhece a diferença que isso faz pode mudar a vida profissional de muita gente, além dos rumos da organização.

5. Repassar feedbacks construtivos

Liderados precisam de orientações construtivas para saberem para onde seguir e quais objetivos cumprir. E os direcionamentos devem sempre partir de seus líderes. As novas habilidades dos gestores contam também com a capacidade de repassar feedbacks com conteúdo que realmente faça sentido para a melhoria do colaborador.

De fato, não é fácil receber uma crítica ou chamada de atenção perante uma falha. Mas, eventualmente, todos nós deixamos algo a desejar. O importante mesmo é entender que isso não é o fim, mas a chance de fazer melhor. Um bom gestor consegue deixar isso bem claro para sua equipe, além de traçar estratégias em conjunto para aprimorar outros aspectos. Os colaboradores e a empresa agradecem.

6. Reconhecer os êxitos dos colaboradores

Um gestor exemplar é capaz de avaliar resultados de forma imparcial, sempre com disposição para reconhecer os sucessos de seus colegas. Se ele é proativo, ou se consegue passar por uma meta sem aperto, isso merece ser exaltado. Reconhecer profissionais de forma pública e trabalhar com programas de benefícios e premiações mantém a moral alta e estimula funcionários a quererem sempre ir mais além.

Essa é uma atitude importante, pois um gestor só consegue também bater suas próprias metas se a equipe estiver interessada nos mesmos objetivos. É uma ajuda mútua, pautada na valorização, no talento e na confiança. Jamais deixe essa questão passar em branco e tente também premiar ou promover outras pequenas conquistas a parte das atividades da empresa. Por exemplo, concluir um curso, compartilhar um novo aprendizado ou ingressar em uma pós-graduação também demonstram que esse colaborador está definitivamente comprometido com a empresa e quer melhorar para fazer mais.

Pronto! Agora que você já conhece as novas habilidades dos gestores, está pronto para implementar mudanças importantes em suas ações e adotar uma nova postura em sua rotina de trabalho. Lembre-se de que também depende de você fazer com que essa transformação seja bem recebida por colegas e superiores. Mas, com determinação e paciência, tudo se ajusta em pouco tempo e você conseguirá ter em mãos um retorno positivo e expressivo para a evolução de sua companhia.

Gostou desse artigo? Então não deixe de nos seguir no Facebook, no LinkedIn e no YouTube para conferir outras atualizações e conteúdos igualmente interessantes!