Quatro jovens, dois homens e duas mulheres, estão em uma sala de aula, com livros, notebook e um globo.

Para tornar o currículo mais atrativo e cobiçado por grandes instituições, é comum nos questionarmos se vale a pena fazer curso de curta duração no exterior.

O mundo dos negócios requer bons conhecimentos e uma visão ampla de mercado. Por isso, muitos profissionais optam por estudar fora para aperfeiçoar o currículo.

Contudo, por vezes, a falta de tempo se torna um impasse: como conciliar compromissos no Brasil durante todo um período? Se este é o seu caso, não se preocupe.

De fato, os intercâmbios com duração de um ou dois anos, como mestrado no exterior, são mesmo muito populares.

Mas, para que estudantes com menos disponibilidade de permanência não desistam deste sonho, agências e instituições de ensino já oferecem hoje cursos com menor duração.

Portanto, nada de adiar os planos! Se este item está em seu projeto de carreira, este será um excelente caminho a ser seguido.

Mas, se você ainda quer ter a certeza de que vale mesmo a pena fazer um curso de curta duração no exterior, leia este artigo.

Com suas dúvidas sanadas, investir nesta alternativa será muito mais seguro e assertivo. Confira!

O que são cursos de curta duração para profissionais?

Os cursos de curta duração para profissionais são programas elaborados por instituições que pretendem oferecer aprendizado em áreas específicas com tempo reduzido.

Em função do foco do aprendizado, os períodos variam na média de 60 a 80 horas de atividades em uma carga horária que abrange teoria e prática.

Enquanto cursos convencionais de capacitação profissional são programados para durar de 6 meses a 2 anos.

Desse modo, os cursos de curta duração contam com os principais aspectos:

  • prazos de duração reduzidos;
  • foco na especificidade da capacitação;
  • emissão de certificados;
  • público-alvo selecionado;
  • oferecer oportunidades de ingresso em vários períodos do ano.

Por que vale a pena fazer cursos no exterior de curta duração?

Mesmo que esta seja uma experiência rápida, ela será intensa. Assim como todo tipo de intercâmbio, você retornará ao Brasil muito diferente de como embarcou.

Toda a experiência adquirida fora é valiosa, ainda que só dure 1 ou 2 semanas, e fará uma diferença enorme tanto em seu currículo quanto em sua atuação profissional.

Fazer cursos no exterior de curta duração requer disciplina. Afinal, será uma oportunidade para mergulhar decididamente em um novo aprendizado, inclusive no que diz respeito à língua.

Esses, sem dúvida, são os principais fatores que mostram como estudar fora por um período menor é extremamente válido.

A disciplina adquirida em tão pouco tempo produz resultados incríveis, que refletem diretamente na adaptação a um novo ambiente de trabalho e na coragem e determinação para encarar os desafios constantes de qualquer profissão, como gestor de projetos ou empreendedores.

Quais são as principais vantagens dos cursos no exterior de curta duração?

Existem diversas vantagens e desvantagens em realizar um curso de curta duração no exterior. Com os eles os alunos conseguem, como diz o ditado popular: “matar dois coelhos com uma cajadada”.

Observe que dentro do nosso conceito serão mais do que dois coelhos. Conheça as principais vantagens dos cursos no exterior de curta duração.

Aperfeiçoar o idioma

A maioria das aulas é ministrada em inglês, o que contribui bastante para que sua fluência atinja um nível elevado.

Você terá acesso a uma extensa gama de vocabulário técnico internacional, o que garante ainda mais profundidade no conhecimento acerca de seu setor de atuação.

Conhecer novas culturas

Por mais que o seu grande objetivo seja assistir aulas e aprender, não se restrinja somente ao ambiente escolar.

Administrando o seu tempo livre é possível explorar, passear, abraçar os costumes locais. Não perca as oportunidades de convívio com pessoas de culturas diferentes.

Networking profissional

Da mesma maneira que o curso no exterior de curta duração permite que você conheça novas culturas.

Essa é uma ocasião para você aproveitar para fazer o networking profissional. Seja com colegas de turma ou com professores e palestrantes.

Construa um networking saudável para troca de ideias e experiências. Ter esse convívio social bem desenvolvido também faz diferença na vida pessoal e profissional, pode ter certeza.

Oportunidade de fazer nas férias

Com os cursos de curta duração no exterior você não se afastará dos seus compromissos no Brasil por muito tempo.

Em um simples período de férias ou recesso, por exemplo, é possível investir neste projeto sem maiores preocupações.

Se não for possível aproveitar essas datas, a negociação no trabalho ou na faculdade é mais fácil, por não tomar um tempo tão longo que comprometa desempenho e responsabilidades.

Conquistar certificado internacional

Não há dúvidas de que as certificações profissionais do nosso país já tornam você um profissional diferenciado no mercado.

Já a conquista do certificado internacional dá um up maior ainda.

Demonstra para o mercado no Brasil e no exterior que você é um profissional que não mede esforços para estender a sua carreira a outros limites.

Custo x benefício

Muitas pessoas pensam que quanto mais tempo você faz intercâmbio, mas barato é seu valor final.

Mas lembre-se de colocar na balança suas metas e prioridades.

No final das contas, você perceberá que a quantia gasta em um curso mais curto também vale a pena financeiramente e terá um retorno muito gratificante para seu bolso em um futuro próximo.

Estudantes que escolhem fazer um curso de curta duração no exterior costumam ter uma imersão completa no assunto estudado.

Além disso, as instituições que trabalham com este tipo de estudo oferecem total respaldo para os alunos vivarem de forma tranquila e segura.

Este fator faz toda a diferença, pois somente através dele é possível tirar o máximo de aproveitamento da ocasião.

Por fim, considere que por ser mais rápido, o programa permitirá que você também ganhe mais desenvoltura e habilidades na área de estudo em muito menos tempo.

Por ser mais exigente, o curso de curta duração dá aquele empurrãozinho para destravar conhecimentos mais enferrujados e também para absorver melhor todas as novidades que apresenta.

Quais cuidados são fundamentais para que a experiência dos cursos no exterior de curta duração valha a pena?

Mesmo com mais vantagens do que desvantagens para que a experiência dos cursos no exterior seja só alegria, recomendamos que fique alerta e tome alguns cuidados:

Evite tomar decisões por impulso

Escolha o curso e defina com atenção o país e instituição de ensino que se enquadrem nos seus objetivos profissionais. Assim evita tomar a decisão errada e ter que reverter.

Confira a época do ano

Pesquise sobre condições climáticas, hábitos alimentares e atrações turísticas disponíveis. Pois, em seu tempo livre você também poderá tirar proveito dessas opções.

Não distraia e cuide da sua segurança

Tendo em vista que em todo o mundo tem pessoas mal-intencionadas, quando for dar as suas voltinhas pela cidade, não distraia com pertences. Evite andar sozinho, principalmente, em locais ermos durante o horário noturno

Treine o idioma

Pessoas com nível mais avançado do idioma apresentam um desempenho mais expressivo.

Comece a treinar o idioma nas quais serão ministradas a aulas e estudar já no Brasil.

Dessa maneira evitará dificuldades de compreensão e se comunicará melhor com professores, colegas e nativos do país.

Pesquise a instituição

Cuidado com ofertas de empresas ou pessoas que prometem oportunidades de cursos no exterior.

Atenção, em especial, para aquelas com ofertas e condições muito diferentes do mercado, lembre-se que pode ser uma estratégia para aplicar golpes.

Para quem os cursos no exterior de curta duração são indicados?

Os cursos no exterior de curta duração são recomendados para um grupo seleto de profissionais que buscam:

  • novas oportunidades na carreira no próprio país ou no exterior;
  • incrementar o currículo com certificados internacionais;
  • serem cobiçados pelo mercado;
  • sair da zona de conforto
  • demonstrar que não fogem de desafios;
  • explorar novas fronteiras;
  • aumentar a rede de relacionamentos profissionais (networking)
  • sem tempo hábil para cursos de longa duração;
  • aproveitar períodos de férias ou recessos;
  • aperfeiçoar o idioma, principalmente, a língua inglesa.

Se enquadrou em uma ou mais condições citadas acima, considere que os cursos de curta duração são para você.

Daqui para frente basta escolher o período que terá uma folga nas suas atividades, a instituição e o curso certo para impulsionar o seu currículo.

Como escolher o curso certo para fazer?

Para decidir quais os melhores cursos de curta duração no exterior, você deve considerar aqueles que se encaixam nos seus objetivos.

Ele pode, inicialmente, ser focado no aprendizado da língua estrangeira, para que você tenha a proficiência adequada para ir além em seus estudos.

Se você já tiver alcançado este patamar de forma satisfatória, pode então optar por grandes e famosas universidades que oferecem cursos profissionalizantes, especializações e programas de extensão.

Em geral, o processo seletivo para este tipo de curso é mais simples. Você precisa apenas comprovar a sua habilidade linguística, além de apresentar os documentos corretos para matrículas.

Em alguns casos, uma simples prova final é suficiente para garantir que a sua matrícula seja fechada.

Não se esqueça de conferir as oportunidades para bolsas de estudos.

Em cursos de menor período elas também são disponibilizadas e podem ser uma mão na roda para facilitar sua viagem em termos financeiros.

Estudar no exterior por tempo curto não é difícil. Basta dedicação, foco e, é claro, muito interesse por todo o contexto que será vivenciado.

Como fazer cursos no exterior de curta duração com o LAIOB?

LAIOB – Latin America Institute of Business. Instituto fundado em 2014 para capacitar, qualificar e desenvolver profissionais da América Latina.

Por meio do programa LAIOB Experience oferecemos serviços de qualidade na área de educação executiva de curta duração.

Desburocratizamos e facilitamos o acesso às universidades americanas e instituições na Europa. Como:

  • Ohio University;
  • The University of Akron;
  • ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa;
  • University of Miami.

Oferecemos cursos nas áreas de Marketing, Gestão e Liderança, Gerenciamento de Projetos, Finanças, Negócios, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, entre outros.

Prezamos relações éticas entre nossos parceiros e clientes, conectamos pessoas e promovemos a troca de conhecimento, oportunidades e experiências.

Confira os testimonials de dois profissionais que optaram pelo LAIOB.

“Tem sido uma experiência fantástica, parte pelo nível dos professores, parte pela turma que é formada por graduados, pós-graduados, mestres e até doutores.”

Tales Souza

Management – The University of Akron

“A universidade é de primeira qualidade, assim como os professores que têm larga experiência no mercado de trabalho.”

Victor Catisse

Marketing – Ohio University

São depoimentos assim que nos fazem pensar que estamos no caminho certo!

Ah! Respondendo à pergunta que compõem o título deste post: sim, vale a pena fazer investir em cursos de curta duração no exterior, principalmente, se for por meio do acompanhamento do LAIOB.E, para fazer cursos no exterior de curta duração com o LAIOB é muito simples. Acesse a página do LAIOB Experience. Escolha a instituição e o curso de sua preferência e faça contato conosco pelo contato@laiob.com ou preencha o formulário no nosso site.

Crédito da imagem: Freepik.