Conheça mais sobre “Time Management”

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Estudar Fora


O conceito de “time management”, ou gestão de tempo, é essencial no mundo dos negócios. Por meio dele, é possível planejar e controlar o tempo destinado a atividades específicas.

Quando colocado em prática da maneira certa, é possível obter vários benefícios. Não apenas para os resultados da empresa, mas até mesmo em relação ao seu bem-estar.

Que tal saber mais sobre o assunto? Confira, a seguir, algumas questões importantes que podem ajudar você a aplicá-lo em seu dia a dia.

Realize sua pré-inscrição para conhecer mais sobre time management e sobre nossos programas executivos e as oportunidades de estudar no exterior.

Quais são as principais vantagens do “time management”?

Quando você faz uma boa gestão de tempo, ganha em produtividade e eficiência. Mas como isso acontece na prática no universo corporativo? Veja alguns exemplos!

Mais oportunidades

Um bom “time management” permite que você perceba mais oportunidades ao redor e perca menos tempo em atividades triviais. Além disso, ajuda entregar projetos no período correto, se posicionar com antecedência em negociações e ter qualidade nas tarefas.

Alcance de metas

Quem pratica uma gestão de tempo inteligente atinge com mais rapidez as metas e objetivos do negócio. E assim, pode começar a investir em outras estratégias e destinar a atenção para as demais atividades que ajudam no desenvolvimento da empresa.

Menos estresse

O estresse impede uma relação saudável com a equipe e interfere na sua liderança e na agilidade das demandas. Mas com a devida organização, os resultados são muito mais positivos e você ainda cuida de suas relações interpessoais e da própria saúde mental.

Como gerir o tempo de forma eficaz?

Mas, afinal, como fazer um “time management” eficaz? Com essas dicas, é possível traçar um plano que funciona e que garante as vantagens que você acabou de conhecer.

Estabeleça metas corretamente

Estabeleça metas alcançáveis ​​e mensuráveis. Certifique-se de que aquelas que você quer atingir sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas.

Priorize suas tarefas

Sempre priorize as atividades com base na importância e na urgência. Ao listar suas tarefas diárias, classifique-as da seguinte forma:

– Importante e urgente: faça essas tarefas imediatamente;
– Importante, mas não urgente: decida quando fazer essas tarefas;
– Urgente, mas não importante: delegue essas tarefas, se possível;
– Não urgente e não importante: deixe para cumprir as tarefas mais tarde.

Defina um limite de tempo para concluir uma tarefa

Definir restrições de tempo para concluir tarefas ajuda você a ser mais focado e eficiente. Fazer um esforço extra para decidir quanto tempo você precisa alocar para cada tarefa também pode ajudá-lo a reconhecer possíveis problemas antes que eles surjam.

O que pode levar a má gestão de tempo?

E quando o “time management” não vai bem, quais são as causas? Fique de olho para identificá-las e corrigi-las o quanto antes.

Fluxo de trabalho ruim

A incapacidade de planejar com antecedência e cumprir as metas é sinal de baixa eficiência. Se você não sabe a sequência das tarefas, pode se perder em meio a elas e não conseguirá concluir nada ao fim do dia.

Perda de controle

Por não saber o que fazer, você perde o controle de seus compromissos e negociações. Isso pode contribuir para níveis mais altos de estresse e ansiedade, que refletem diretamente nos resultados.

Má qualidade do trabalho

A má gestão do tempo normalmente prejudica a qualidade do seu trabalho. Se você tem que correr para concluir tarefas no último minuto, pode ser que não faça entregas que estejam de acordo com a postura da empresa.

Agora que você tem uma boa ideia do que é “time management“, pode começar a investir nessa proposta e acompanhar a melhoria de seu dia a dia. Com um trabalho bem-organizado e um tempo que rende, é impossível não ver suas atividades crescerem.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Se sim, aproveite que está por aqui e confira também sobre neuromarketing, outro termo importante para quem quer impulsionar os negócios.