Conheça mais sobre a estratégia de marketing das lojas de luxo

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo

O marketing das lojas de luxo é responsável por inúmeras táticas que agregam valores mais requintados durante a experiência de compra. Esse é aquele tipo de campanha que jamais falará de preços ou conveniência: essas características populares não combinam com a mensagem que precisa ser passada.

Por outro lado, todas as ações trarão consigo a sensação de exclusividade, status social, tradição e valorização pessoal. São esses os fatores importantes que justificam todos os elementos intangíveis do produto ou serviço. Nomes como Tiffany, Fendi e Prada por exemplo, atendem a essas expectativas de maneira completa. Veja mais a respeito!

As estratégias de marketing e tendências de mercado, hoje, pode ser estudado mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos especializados. Um ótimo exemplo disso é o programa de Marketing Strategies & Innovation, oferecido pela The University of Akron. Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Como a identidade de marca é trabalhada?

No mercado das lojas de luxo, o trabalho de branding tem seu direcionamento para a identidade de marca: é ela que faz daquele produto algo realmente autêntico perante o mercado geral.

Por exemplo, um cliente da Tiffany não se importa com as especificações técnicas da produção de uma joia. Pelo contrário, ele sabe que aquela é uma peça exclusiva e que vai durar para sempre, como uma herança. É essa identidade que permite que ele pague muito em uma única compra.

E a experiência do consumidor, como acontece?

O marketing das lojas de luxo se importa com a experiência de compra do consumidor por simplesmente ter um público-alvo muito seleto. Elas querem saber apenas daqueles que realmente abraçam suas crenças.

Um case a ser pensado é o da Hermès. Quem deseja ser cliente da loja precisa criar um vínculo íntimo e extenso com ela. Somente quem faz parte de um círculo de consumo muito afunilado é que consegue ter acesso às bolsas. Não é apenas chegar e comprar, mas sim uma espécie de indicação.

Como funciona a estratégia para produção de conteúdo?

O marketing de conteúdo também está presente entre as estratégias de lojas de luxo. Contudo é muito menos apelativo e aberto, uma vez que as grifes querem apenas determinado perfil de cliente associado a marca.

Os conteúdos, em geral, falam sobre a história da empresa, sua identidade, sua premissa e seus eventos. Vez ou outra os problemas ou necessidades do consumidor são abordados, mas de uma forma muito sutil. Com isso, cria-se um envolvimento maior com quem realmente tem potencial para comprar e entrar neste universo.

Existe a criação de demanda?

As estratégias de marketing de luxo se preocupam em fomentar a exclusividade e agregar valor ao produto, impulsionando a demanda de uma necessidade inerente no consumidor, mesmo que não pareça. As marcas evidenciam os sonhos, ao invés de responder a problemas. Uma ótima maneira de entender isso é analisar a postura da Fendi no mercado.

Ela tem uma iniciativa voltada para promover artistas e iniciativas culturais, especialmente na cidade de Roma e região. Isso porque tem, como grande objetivo criar uma atmosfera romântica em relação a empresa.

Ou seja, o consumidor entende que não necessariamente precisar ter uma peça Fendi unicamente pelo status. Mas porque aquilo representa o incentivo a uma iniciativa da qual ele gostaria de fazer parte.

Onde as lojas de luxo buscam referências?

A tendência é que o marketing das lojas de luxo busque referências em celebridades. Marcas populares também fazem isso, mas há uma grande diferença na escolha de quem representará seus valores. Sim, a modelo Gisele Bündchen faz comerciais para tv a cabo.

Mas a escolha dela para estampar a campanha da Prada, feita em um hotel de luxo em Nova York, teve um motivo muito mais especial. Isso porque, neste case, a ideia não era vender algo que todo mundo usa. E sim vender o testemunho e a opinião de alguém que seja referência dentro daquele nicho.

Uma modelo super valorizada como Gisele já desfilou inúmeras vezes nas passarelas da Prada. Ela é vista como uma usuária da marca. Portanto, é autoridade na recomendação de que vale a pena investir em qualquer peça que leve esse nome na etiqueta.

Viu só como as estratégias de marketing das lojas de luxo são muito bem pensadas?