Como transformar sua ideia em um negócio?

Blog Português (Brasil)

Muita gente pensa em empreender. Mas mesmo que o objetivo esteja bem determinado, certa insegurança pode surgir no decorrer do projeto. Sem contar que, boa parte das pessoas que querem mesmo inovar e ter sua própria empresa adia o sonho por achar que está cedo demais.

Existem também outras questões importantes neste cenário: o tempo, as finanças que serão investidas e o posicionamento necessário para adentrar o mercado. Parece muita coisa, não é mesmo? É por isso que ter calma e traçar um planejamento são itens fundamentais para você que deseja transformar sua ideia em um negócio.

Lembre-se de que esta fase inicial é de testes e é a partir dos resultados obtidos que será possível definir outros caminhos para um bom desenvolvimento de produtos e serviços. Que tal seguir os passos deste artigo para conseguir colocar seu plano em prática e se destacar como empreendedor? Acompanhe!

Descubra quem está interessado em seu negócio

Compreender o ambiente de mercado em que sua empresa terá atuação é muito importante. Afinal, transformar sua ideia em um negócio requer muita pesquisa e conhecimento acerca do universo empreendedor. Para tanto, mapeie inicialmente quem está interessado em fazer com que seu projeto alavanque.

Estas pessoas são chamadas de stakeholders. Podem ser consideradas potenciais clientes, fornecedores, investidores e até mesmo sua família ou amigos. Em seguida, estude a opinião e posicionamento de cada um deles e veja no que podem acrescentar em seu negócio.

Dessa forma, você conseguirá entender também onde você se encaixará entre tantos concorrentes e encontrará maneiras inovadoras de destacar um diferencial. Lembre-se de que é interessante ter todas estas etapas documentadas: caso alguma proposta não se encaixe no momento, poderá ser reaproveitada em outra ocasião.

Mergulhe no mundo de seus clientes

Por mais que você tenha uma ideia muito boa para transformar em negócio, não se esqueça de que ela muito provavelmente ainda será modificada. E isso acontecerá porque você precisa, a todo custo, mergulhar no mundo de seus clientes para ganhar conhecimentos essenciais em primeira mão.

Ao se aproximar de seus futuros compradores, você entenderá ainda mais quais são suas necessidades primordiais. Deste modo, conseguirá perceber de modo mais assertivo se o que você pretende oferecer irá atendê-los com precisão. Em caso negativo, será mais fácil fazer ajustes e pensar em outras linhas de execução para que tudo dê certo.

Tenha disposição para mudanças. Assim como seus objetivos irão acabar se modificando devido ao comportamento de seu público, você precisa aceitar esses acontecimentos de forma natural e enxergar pontos de melhoria para transformar a situação em uma oportunidade incrível e lucrativa.

Leia e estude sobre o mercado

Será impossível transformar sua ideia em um negócio se você não ler e estudar bastante sobre o mercado. Obter este tipo de conhecimento ajudará principalmente a identificar se a sua proposta é realmente inovadora. E, caso não seja, será mais fácil descobrir como moldá-la e transformá-la sem perder a essência.

Hoje, existem inúmeros cursos acessíveis disponíveis por todo Brasil e também pela internet. Contudo, se o investimento couber em seu planejamento financeiro, é válido vivenciar uma experiência fora do país para angariar informações específicas e com um olhar a frente de nosso tempo. Empreender também é investir em si mesmo e nada melhor do que escolher um nicho de especialização para aperfeiçoar teorias, práticas e técnicas.

Excursões para o Vale do Silício, programas em start-ups de Israel, mestrados, MBA, doutorados são algumas das melhores opções para solucionar esta questão. Se o seu tempo for escasso, não se preocupe. O que não faltam são cursos de curta duração, que fornecem todo o conteúdo que você precisa de forma objetiva e igualmente rica.

 Questione se você seria seu próprio cliente antes de transformar sua ideia em um negócio

É fundamental ter uma visão crítica a respeito de sua nova ideia. Será que você seria um consumidor de seu próprio produto? Os serviços que você pretende vender estariam presentes em suas necessidades diárias? Para que um negócio dê certo, seu fundador deve se colocar no lugar de seu público e aprender a pensar como ele.

Neste momento de tantos questionamentos, geralmente também é a hora em que os primeiros “nãos” começam a aparecer. Portanto, não desista e nem desanime diante deles. Ouça o feedback com atenção e absorva todos os detalhes que podem acrescentar algo positivo para seu projeto.

Com essas informações, fica mais simples criar redirecionamentos e lapidar a ideia, transformando seu conceito em algo realmente único e significativo. E, mesmo depois de alterá-la conforme for preciso, continue se perguntando se é mesmo assim que deve ser. Não pare de trabalhar até alcançar um grande e belo SIM.

Crie protótipos o quanto antes

De acordo com o seu setor de atuação, comece a prototipar cedo. Existem diversos métodos de prototipagem que são extremamente proveitosos para negócios em fase inicial. Ideias precisam ser muito bem trabalhadas também fora do papel, para que o trabalho se torne adequando para o lançamento sem qualquer falha.

Dar a devida atenção a protótipos também é uma maneira de descobrir erros e enxergar novas oportunidades. Isso acontece pelo fato de que esse tipo de desenvolvimento é muito prático e permite que possíveis erros sejam enxergados com mais clareza.

E, à medida que os esboços forem surgindo, você terá também um período para amadurecer sua ideia e fazer ajustes interessantes para incrementá-las. Ter este esforço específico é extremamente motivador para que você siga adiante e consiga transformar sua ideia em um negócio efetivamente.

Tenha foco no plano de negócios

A última dica não é a menos importante. Pelo contrário, ela é um dos principais pilares para que seu negócio comece a funcionar realmente: tenha muito foco em seu plano de negócios. É com ele que o empreendedor determina e esclarece em detalhes de que modo ganhará dinheiro com sua ideia.

Com um documento bem elaborado, a tarefa de atrair stakeholders se torna menos complicada e as chances de que alguém realmente invista no projeto aumentam de forma considerável. Por este motivo, inclusive, é interessante manter duas versões da pauta.

A primeira e mais detalhada ficará em sua posse, para eventuais consultas e reajustes. A segunda, simplificada e muito objetiva, será a que você apresentará aos interessados. O ideal é que ela seja explicada em apenas alguns minutos e de maneira convincente.

Pronto! Agora você tem um ponto de partida sólido para começar a transformar sua idéia em negócio e ter muito, mas muito sucesso. Gostou deste post? Então siga o LAIOB no Facebook, no YouTube e no LinkedIn para acessar outras informações tão interessantes como esta.