Como se preparar para fazer um intercâmbio

Blog English Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Estudar Fora

Fazer um intercâmbio é uma maneira de se aprofundar em outra cultura e adquirir mais conhecimento, seja acadêmico, profissional ou pessoal. As experiências vivenciadas em outro país, sem dúvida alguma, são capazes de mudar pessoas e ampliar visões de mundo. Por isso, este é um dos principais objetivos de quem deseja aumentar a bagagem e fazer novos contatos, além de sair da zona de conforto.

Mas para dar esse grande salto na carreira e na vida, não adianta simplesmente fazer as malas e viajar. É muito importante se preparar do jeito certo e realizar um bom planejamento, tanto para evitar transtornos e imprevistos quanto para ter mais segurança e tranquilidade antes e depois do embarque. Não sabe por onde começar?

Este artigo pode ajudar. Leia cada dica com atenção e não deixe de colocá-las em prática com antecedência, para garantir bons resultados. Confira!

Procure por ajuda especializada

É sempre bom contar com o auxílio de profissionais neste momento, que é repleto de detalhes que não podem ser esquecidos. Uma orientação adequada faz toda a diferença inclusive na hora de escolher o destino e a instituição de ensino em que você poderá estudar. Uma agência confiável ou um instituto que possui parcerias com universidades estrangeiras, como o LAIOB, são ótimas opções para iniciar sua jornada.

Essas empresas fornecem muitas recomendações e facilidades em processos, seja de documentação, ou de matrícula e inscrição. Além disso, o atendimento costuma ser personalizado, justamente para que o estudante não erre em suas decisões e nem perca qualquer prazo importante. Vale a pena se dedicar a essa questão, se você deseja fazer um intercâmbio com mais agilidade.

Avalie bem seu destino

Com todas as possibilidades de destinos em mãos, é importante avaliar bem os pormenores acerca deste assunto. Afinal, cada país tem particularidades e é preciso respeitar seus objetivos de estudo. De nada adianta ir para o local de seus sonhos se a universidade não contempla sua principal área de interesse ou atuação, certo?

Sendo assim, faça listas, pesquise a respeito do custo de vida e dos hábitos do local. As descrições ajudarão a visualizar seu futuro naquele país, bem como na instituição de ensino, e também contribuirão bastante para que você não vá para lugares com os quais não se identifica. As chances de insatisfação reduzem e é possível se planejar melhor para sua nova rotina.

Escolha o tipo de programa antes de fazer um intercâmbio

Nada de viajar sem saber exatamente o que você fará fora do país. É indispensável escolher o tipo de programa de intercâmbio do qual você participará. As modalidades são variadas, mas as mais comuns são: de estudos, que vão de cursos de curta-duração a graduações e pós-graduações, e de línguas, para quem deseja desenvolver um novo idioma.

Você ainda pode alinhar dois tipos de programas ou ajustar o que preferir de acordo com seu tempo disponível para viajar. Não deixe de verificar valores de cada um e descobrir qual deles pode ser mais importante para seu currículo ou para seus objetivos pessoais e profissionais. Se pretende trabalhar ou estagiar, procure saber também se o país permite essas atividades para estrangeiros e se a universidade disponibiliza algum respaldo facilitador para que isso aconteça.

Providencie um planejamento financeiro

Para fazer um intercâmbio sem surpresas desagradáveis, é essencial providenciar um bom planejamento financeiro. Em uma planilha, registre todos seus gastos com essa viagem, como passagem aérea, hospedagem, matrícula, alimentação e transporte. Não se esqueça de destinar uma quantia para lazer e outra para servir como reserva: você pode decidir aumentar sua estadia ou mesmo vir embora antes do prazo e ter que lidar com algumas despesas extras.

Mesmo que você consiga uma bolsa de estudos, é importante ter todos os custos básicos planejados. Muitas universidades pedem que o estudante tenha uma quantia fixa em sua conta, para comprovar que pode mesmo se manter no país. E não se esqueça: faça esse documento totalmente de acordo com a sua realidade financeira, para não passar aperto e se comprometer em um país em que as leis e determinações são diferentes da nossa. 

Informe-se a respeito de exigências locais

Em alguns países de política mais flexível, o visto não é exigido para intercambistas. Contudo, outros pedem além deste, uma série de documentos muito importantes para que o estudante permaneça com tranquilidade em território estrangeiro. É muito importante se informar a respeito de todas as exigências necessárias antes de viajar, até mesmo para não ser barrado.

Deixe em ordem também seguros de vida e saúde, cartões de vacina e outras documentações pessoais. Algumas instituições de ensino pedem que históricos profissionais e acadêmicos sejam formalmente traduzidos antes do envio, então atente-se para datas de envio. Embora não seja obrigatório ter o idioma local fluente, prepare-se com o básico para conseguir se orientar em casos de questionamentos.

Defina a duração da viagem

Outro fator de suma importância ao se preparar para um intercâmbio é definir o tempo de sua duração. A depender do propósito da viagem, alguns países determinam a data de volta sem levar em conta o que o estudante pretende, porque é a lei. Se você trabalha, é fundamental conversar com seus líderes e acertar como ficará sua condição ao retornar para o Brasil.

Saber melhor sobre esse período também é uma maneira de se preparar para mudanças climáticas e datas sazonais, de modo a se programar para suas atividades e estudos. É uma forma inteligente de arrumar a mala sem exageros e acrescentar em seu planejamento financeiro possíveis necessidades de adquirir novas peças.

Fazer um intercâmbio não é algo complicado, mas precisa ser uma ação muito bem organizada. Porém, com todas essas orientações executadas de maneira correta, as chances de que você tenha mesmo uma viagem inesquecível e repleta de aprendizados novos são altíssimas. Então, não há com o que se preocupar, basta se despedir dos amigos e da família e iniciar Agora você se sente preparado para encarar essa vivência? Deixe um comentário abaixo e conte um pouco sobre você.