Como saber se a sua ideia pode ser um bom negócio

Blog Português (Brasil)

Sabe quando a gente tem uma ideia genial e pensa: pronto, vou ficar rico com isso? Pois é, insights como estes não podem passar desperdiçados, mas mergulhar de cabeça numa ideia sem uma reflexão ou estudo prévio também não é um bom negócio. Quem é mais experiente no assunto pode até contar com o “faro” para imaginar se o negócio vai vingar, mas para iniciantes é um desafio que deve ser encarado com extremo cuidado. A emoção e o otimismo devem ser deixados de lado neste momento para que não sejam dados “passos maiores que as pernas”. Para Newton Campos, autor do livro The Myth of the Idea, o empreendedor deve responder três perguntas para medir quão boa uma ideia é. Vamos ver como a sua se sai nesse teste:

Você tem um protótipo funcional?

Muito mais que uma ideia, é essencial que o empreendedor tenha noção de como será o processo de produção. É preciso pensar em qual será o material necessário, quem são os profissionais importantes para o projeto e principalmente, quanto tempo demora para tudo ficar pronto. Assim, com um protótipo, o empreendedor consegue ter uma base para saber se sua ideia é funcional. Provavelmente o projeto ainda irá sofrer alterações quando estiver em andamento, mas isso só ajuda a refinar a ideia.

 

Se sua resposta a esta pergunta foi sim, passe para a próxima.

 

Você entende desse assunto?

Você deve conhecer, e muito, a área em que quer inovar. Conhecimentos sobre a sazonalidade do mercado, jargões usados no meio e obviamente, sobre o produto ou serviço que quer oferecer, são essenciais nessa jornada. Segundo o professor, para que alguém realmente entenda um mercado ou indústria, são necessários até sete anos de envolvimento.

 

E aí, preencheu mais este requisito? Então passe para a última pergunta.

 

Você conhece alguém que entenda do assunto?

Bom relacionamento com pessoas que conhecem o mercado da ideia também é imprescindível para o desenvolvimento de uma startup. Pode ser um sócio, consultor ou funcionário, o importante é ter alguém envolvido com o assunto a um certo tempo para ajudar no planejamento e na tomada de decisões.

 

Se a resposta a estas três perguntas for negativa, Campos diz que a chance do negócio prosperar é de apenas 1%. Mas não desista, vá atrás, estude, invista seu tempo em pesquisas e capacitação. Com uma boa ideia e bastante dedicação, estaremos torcendo pelo seu sucesso!