Como procurar uma bolsa de estudos no exterior?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Estudar no exterior é sonho comum entre milhares de profissionais das mais diversas áreas. Contudo, nem sempre é fácil viabilizá-lo: além de arcar com mensalidade de cursos, ainda há despesas com hospedagem, alimentação e transporte. Mas isso não é motivo para desistir do investimento: com organização financeira, é possível que ele se transforme em realidade.

Porém, ainda existe mais uma alternativa para apostar e fazer com que essa experiência seja ainda mais acessível. Hoje, muitas universidades disponibilizam programas de bolsa de estudos para estudantes de todo o mundo. As opções cobrem os valores de forma integral ou parcial e suas informações se encontram por aqui mesmo, na internet.

Ficou interessado, mas não sabe como procurar uma bolsa de estudos no exterior que combine com seus objetivos de carreira? Não se preocupe. Nesse artigo você encontra algumas dicas para facilitar seu planejamento. Confira!

Universidade de Akron

Com inscrições abertas através da parceria com o LAIOB, a Universidade de Akron nos Estados Unidos está com inscrições abertas para bolsas de estudos no exterior. Os cursos contemplados no momento são voltados para Marketing e Management e você pode aplicar até setembro de 2018.

As bolsas abrangem 50% do valor total de cada curso, que é de curta duração e acontece durante duas semanas. Contudo, para completar o conteúdo ministrado, módulos de inglês para negócio são disponibilizados pela amanhã. Sem contar com a bolsa, essa oportunidade custa em torno de 7.400 dólares, com alojamento e alimentação.

Durante esse período, o estudante tem aulas de segunda a quinta-feira, pode visitar empresas da região para intensificar sua vivência no tema, participa de um jantar de formatura e recebe seus certificados corretamente. Mas atenção! O próprio aluno precisa providenciar passagem aérea, seguro saúde, taxas obrigatórias de visto e matrícula.

Universidade de Ohio

Pensa em fazer um curso de verão? O LAIOB também abriu bolsas para cursos de curta duração na Universidade de Ohio, em cursos de Marketing, Management Corporate Finance e Project Management. No total, são 12 bolsas ofertadas, sendo quatro que cobrem 100% do valor do curso e oito que cobrem valor parcial de 70%.

A Universidade de Ohio é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais dos Estados Unidos e do Mundo, e possui alto reconhecimento na área de negócios. As inscrições que estão abertas valem para iniciar os estudos em fevereiro de 2019, portanto a hora de correr atrás das informações e começar a providenciar tudo o que é necessário para se candidatar é essa.

Fundação Estudar

Desde 1991, o programa Líderes Estudar seleciona estudantes brasileiros promissores para ter acesso a uma bolsa de estudos no exterior e investirem em seu desenvolvimento pessoal e profissional. É preciso ficar de olho nas datas divulgadas online ou se cadastrar no site para receber avisos sempre que as inscrições forem abertas.

Nesse caso, jovens de até 34 anos de idade podem se candidatar para qualquer curso e área de atuação. Para estudar fora, existem as categorias Intercâmbio Acadêmico de Graduação, Duplo Diploma no Exterior, Graduação completa no Exterior ou Pós-Graduação no exterior.

A bolsa costuma ser parcial e varia de acordo com o perfil profissional e acadêmico do aluno, a duração do curso, sua localização e a sua condição econômica. Ela varia entre 5% a 95% do valor, é informada somente ao final do processo seletivo, e para concorrer é preciso passar por sete etapas, sendo quatro online e três presenciais.

Women in Finance

Essa é especial para mulheres que se interessam pelo setor de Finanças: disponibilizado pela organização multinacional FINCAD, esse programa de bolsa de estudos no exterior tem como principal objetivo promover e estimular a representatividade feminina em cursos voltados para o mercado financeiro, especialmente de pós-graduação.

A bolsa tem valor de 10 mil dólares e também é fundamental ficar de olho na abertura de datas para inscrição que acontece periodicamente. Para participar, é importante que a candidata já tenha uma graduação na área, boas notas no histórico acadêmico e documentação em ordem para viajar.

Bolsas de estudos oferecidas pelos governos de outros países

O governo dos Estados Unidos promove o programa Fullbright, que até o presente momento já beneficiou mais de 3,5 mil brasileiros. São diversos tipos de bolsas de estudos disponibilizadas, tanto para professores, quanto para pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Na primeira fase dessa seleção, é feita uma análise profunda do histórico escolar e de um projeto de pesquisa que precisa ser elaborado pelo estudante. Na segunda fase, as informações são avaliadas por acadêmicos de outras universidades e, por fim, a última etapa envolve entrevistas presenciais, online ou por telefone. As inscrições variam entre maio e agosto, então é indispensável estar atento a essa divulgação, inclusive para averiguar se a universidade de seu interesse está inclusa no programa.

No Reino Unido, o processo seletivo é muito similar, e o programa é denominado Chevening. É importante, porém, ter em mente de que ele é voltado para profissionais que se interessem por fazer mestrado e uma das exigências é a elaboração de um plano de carreira, que deve explicar também porque você decidiu estudar naquele país. As inscrições geralmente acontecem em agosto, mas as datas corretas podem ser conferidas no site.

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Para concorrer a uma dessas bolsas de estudos, lembre-se apenas de que não é suficiente apenas se inscrever. Existem prazos, datas e determinações específicas que devem ser devidamente cumpridas para que você saia na frente de outros candidatos e seja aprovado em cada fase do processo seletivo.

Portanto, prepare-se estude bastante e fique atento aos mínimos detalhes para não perder nada e nem se prejudicar. O mais aconselhado é que você comece a se organizar com pelo menos um ano de antecedência caso ainda não tenha exame de proficiência da língua ou visto. Se é o seu caso, mãos à obra e boa sorte!

E então, alguma dessas bolsas de estudos no exterior chamou a sua atenção? Para qual delas você pretende aplicar e quais são suas expectativas a respeito do curso? Deixe um comentário abaixo e participe do blog!