Como iniciar um negócio próprio sem dinheiro!

Blog Português (Brasil)

 

“Eu tenho uma ótima ideia para um negócio. Mas não tenho dinheiro para iniciá-lo”. Quantas vezes você já não ouviu essa frase, ou até mesmo chegou a pronunciá-la? Embora seja verdade que uma linha de crédito generosa, uma equipe de investidores ou um tio com bolsos cheios e muita boa vontade podem fazer a diferença para abrir uma empresa, não ter recursos por si mesmo não é desculpa para deixar seu plano de lado.

Se você está confiante de que tem um produto ou serviço inovador e que o negócio realmente despertará o interesse e desejo nas pessoas, não permita que a falta de capital impeça que seu empreendimento se torne realidade. Dê os seus pulos, seja criativo, encontre um diferencial e comece a construir a sua jornada para o sucesso o quanto antes!

Porém, se você de verdade não sabe o que fazer e precisar de uma ajudinha, aqui estão alguns passos que podem ser seguidos a fim de iniciar um negócio próprio sem ter dinheiro. A missão não é fácil, mas os resultados, com toda a certeza, serão muito gratificantes depois de todos os esforços.

1. Use a parte de serviços para gerar fluxo de caixa e financiar um negócio baseado em produtos

Iniciar um negócio voltado para serviços é simples: primeiramente, você fornece serviços e, em seguida, você coleta os fundos. Mas um negócio baseado em produtos muitas vezes requer um importante capital inicial para começar a funcionar. Se você estiver nessa situação, considere vender serviços para gerar mais fluxo de caixa e comece a criar fundos para atingir seu objetivo em relação ao negócio baseado em produtos.

Um exemplo de como isto pode dar certo é a empresa Outbox Systems. Ela desejava conectar dois softwares de aplicativos, mas não tinha dinheiro suficiente para construir essa integração. Sabendo que precisava gerar a quantia certa para financiar o desenvolvimento dos produtos, o responsável abordou o canal parceiro no AtTask e questionou sobre se poderia construir uma integração de software para ele.

Por sorte, um cliente da AtTask precisava integrá-lo com a Salesforce e estava disposto a pagar um bom valor por hora para que isso fosse feito. Então, a equipe da empresa trabalhou para que isso acontecesse e revendeu seu produto. Um típico empreendedor de tecnologia pensa: “Capte recursos, crie softwares”. Mas foi preciso transformar esse modelo em sua cabeça para conseguir ajuda financeira para o desenvolvimento de propriedade intelectual dos negócios da Outbox Systems.

2. Faça acontecer. Não há substituto para o trabalho árduo

Às vezes você precisa entrar nas trincheiras e fazer acontecer. Durante os dois primeiros anos de negócios, pelo menos, será necessário bater em muitas portas, manter o foco e realizar negociações estratégicas. Por vezes, pode não haver retorno financeiro suficiente para todo este trabalho árduo e longo.

Mas se você acredita no que você vende, também considere que pode ser uma pessoa bem-sucedida nessa função. Se você consegue se manter firme diante de impasses como esse, há chances muito maiores de fazer seu negócio funcionar. E, a partir disso, com certeza obterá os retornos que espera para compensar todo o empenho dispensado nessas ações.

3. Seja criativo. Fundos de investimento estão por todo lugar

A filosofia tradicional do empreendedorismo indica que, para ser bem-sucedido, você deve ficar com uma coisa só e não se desviar dela. Todavia, períodos desesperados exigem medidas desesperadas, e é preciso ser criativo.

Se você está tendo problemas para captar fundos de investimento, há uma série de coisas que você pode fazer para solucionar esta questão. Algumas delas são:

Use recursos disponíveis de novas maneiras

A maioria das empresas jovens se depara rapidamente com uma crise de fluxo de caixa. Afinal, é muito importante preservar os colaboradores e não colocar seus empregos em jogo. Por isso, é conveniente avaliar como os recursos disponíveis podem ser usados de novas maneiras: adicionar novos serviços na grade para fechar mais contratos é uma opção, pelo menos até que o lucro líquido se estabeleça. Mais tarde, será possível voltar o foco para aqueles que são os serviços principais da empresa, mas com mais recursos em mãos.

Obtenha uma linha de crédito

Não é incomum para a maioria dos negócios iniciantes confiarem em uma linha de crédito. As instituições financeiras oferecem prazos e condições especiais para estes casos. E, na maioria das vezes, o valor é válido para permitir que os negócios alavanquem e saiam de seus estágios iniciais. Uma palavra de cautela: para evitar que você fique atolado em dívidas enquanto tenta expandir um negócio, mantenha os gastos no mínimo.

Aposte em uma incubadora

Se você acredita que tem uma ideia sólida e um plano de negócios viável, pode considerar uma incubadora de empresas. Após a aceitação, tais programas proporcionam recursos projetados especificamente para ajudar nas finanças iniciais de uma empresa. Às vezes, oferecem espaço de escritório ou serviços administrativos que são compartilhados. A maioria dos programas de incubação é patrocinada por organizações locais ou regionais de desenvolvimento econômico e algumas são patrocinadas por faculdades e universidades.

Encontre um acelerador

Aceleradores são muito parecidos com incubadoras. O foco está em trazer um financiamento, mas um acelerador espera uma resposta mais rápida ao seu investimento. Se você acha que tem preparo suficiente para encarar essa pressão e se firmar no mercado de maneira ágil, esta pode ser uma excelente opção.

Crowdfunding

As plataformas de Crowdfunding estão mudando a maneira de adquirir recursos em diversos setores. O Kickstarter e outras plataformas do gênero permitem ao público em geral investir uma pequena porcentagem de dinheiro em troca de futuras prestações de serviço.

4. Diferencie-se. Pequenas coisas fazem uma grande diferença

Se você receber um milhão de dólares em receita, suas chances de financiamento aumentam exponencialmente. Os bancos, por exemplo, consideram o financiamento estritamente dessa perspectiva. Instituições financeiras não se importam com o tipo de empresa que você é, eles simplesmente avaliam sua declaração de lucros e perdas para tomar uma decisão.

Se você é uma empresa rentável com um milhão em receita e uma ótima pontuação de crédito pessoal, há boas chances de que o banco lhe empreste uma quantia relativamente alta.

Se você tiver alguma receita aproximada, mas necessita de um impulso extra para chegar à marca de milhões de dólares, certifique-se de considerar todas as maneiras possíveis para que sua empresa seja diferenciada no mercado. Você tem o apoio de um investidor notável? Tem alguma receita ou contrato para obter mais recursos? Tem uma propriedade intelectual valiosa e com potencial de gerar receita? Os aspectos diferenciadores podem ser determinantes para obter financiamentos ou fazer com que você seja ignorado de uma vez pelos credores.

Como você pode perceber, a única maneira real de começar a gerar receitas para seu negócio é arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Apesar do que os outros possam lhe dizer, não existe nenhum atalho fácil para conquistar lucros. Mas se você estiver confiante de que vale a pena empreender, impulsione seu caminho até o topo do sucesso com essas dicas. E, é claro, se souber de alguma outra ótima dica para conseguir se lançar no mercado, mesmo sem que tenha muito dinheiro, comente aqui no blog!