Atualmente, existem mais investimentos em startups do que nunca. Geograficamente, o Vale do Silício domina o destino de todos esses fundos, mesmo com outros hubs de inovação e polos tecnológicos na ativa ao redor do mundo.

Dito isso, não é de se estranhar que grandes empresas e soluções em diversos setores do mercado tenham evoluído consideravelmente. Os olhares dos investidores estão cada vez mais atentos para a região, especialmente porque o retorno financeiro costuma também ser satisfatório.

Quanto mais você investe, mais dinheiro você ganha. Esse é o lema entre os empreendedores e investidores no momento. Mas, ao mesmo tempo, é uma ação arriscada, pois não há tempo exato para ter seu retorno em mãos. Então, o que atrai tantas pessoas a essa área tão diferenciada e repleta de novidades? De alguma forma, é fato de que essas aplicações dão resultado, do contrário milhões de dólares não circulariam por lá. E é sobre isso que queremos falar.

Coloque-se na pele de um investidor e conheça agora como funcionam os investimentos intensos que acontecem dentro do Vale do Silício. Nosso artigo está aqui para ajudar a desbravar esses mistérios e dar algumas dicas sobre o assunto. Confira!

É fundamental ter dinheiro suficiente para investir

É difícil ganhar dinheiro através de investimentos se você investe quantias pequenas, ou seja, menos de 100 mil dólares. Se não existe alavancagem suficiente para negociar termos de acordo favoráveis a você, é provável que você não receba o esperado de volta.

Também é complicado entrar nas melhores rodadas de ofertas sem ter recursos financeiros para isso. Para completar, é você vai querer reservar algum dinheiro para continuar seus investimentos em startups que se saiam bem ao longo do tempo. Então, em suma, é fundamental ter um saldo substancial para realizar aplicações que realmente valham a pena.

Se ater ao foco do setor é indispensável

Se você escolheu determinado setor para investir, mantenha seu foco ali. Ao concentrar seus investimentos em startups em uma única área de atuação, você se tornará um especialista naquele assunto. Seja sempre bastante observador e estude também a respeito daquele ramo, para identificar sua evolução e ser mais perceptivo quanto a mudanças.

Essa ação também contribui para que você tome decisões mais assertivas ao longo do tempo, pois saberá exatamente qual é o padrão seguido dentro do setor. Deste modo, terá mais chances de obter retorno rápido e, mais do que isso, de não desperdiçar seu dinheiro com aplicações pouco interessantes, em empresas que não irão tão longe no tempo que você precisa que isso aconteça.

Diversificar os investimentos em startups pode torná-los mais rentáveis

Não invista em uma única startup. Pelo contrário, avalie quanto você tem em mãos em espalhe seus investimentos em startups por várias empresas. A princípio, essa recomendação pode soar estranha, certo? Mas saiba que ela é extremamente cuidadosa, e que investidores experientes ainda se propõem a segui-la à risca.

A justificativa para isso é que qualquer inicialização inicial tem uma chance muito alta de falha. Afinal, nenhuma startup nasce com sucesso garantido: antes disso, ela precisa realmente validar sua ideia para ser bem aceita, e por vezes precisa realizar ajustes que tornam seu lançamento demorado. Então, seu dinheiro aplicado ficará parado ou simplesmente não renderá conforme o esperado.  Mas ao investir em uma série de startups, você reduz a variação de seu retorno e consegue que ele fique mais garantido.

Procurar por equipes em grandes mercados é garantia de sucesso

Procure sempre por grandes equipes que estejam realmente direcionadas para o desenvolvimento do cliente, e que estejam dispostas a escutá-las. São essas pessoas que têm uma chance substancialmente maior de alcançar o ajuste do produto em relação ao mercado e, com o tempo, encontrarão o caminho certo para a ideia ser lapidada e nascer com perfeição.

Nesse momento, não é hora de se ligar tanto no tamanho da equipe ou na ideia específica. O que importa é a forma de abordagem que ela tem dentro do cenário em que atua e com o público com o qual irá lidar. Assim que se sentir seguro com isso, não tem mais erro: o investimento pode ser feito e provavelmente será satisfatório.

As megarrodadas costumam apresentar ótimas oportunidades

Investimentos em startups crescem a cada dia e geralmente são liderados por pessoas mais jovens, com um olhar mais afiado para as possibilidades de capitalizar com incursão na tecnologia, seja em que área de atuação for. Ou seja, esse pessoal pretende aplicar seu dinheiro antes mesmo de que qualquer novato abra seu capital.

Esse interesse fez com que as startups também ficassem atentas. Elas começaram a levantar 100 milhões de dólares ou mais de investidores. Esse processo no Vale do Silício ganhou o nome de megarrodada, e antigamente costumava ser bem raro. Agora, porém, é rotina na região. Aos poucos, as empresas iniciantes estão ganhando mais força para abraçar valores cada vez mais altos.

Daí, é importante mais uma vez reforçar a necessidade de ser ter muito dinheiro em mãos para investir. Quanto mais dinheiro você tiver para esse processo, mais startups poderá garantir para si dentro dessa disputa tão intensa entre gigantes. E aqui é preciso também atenção por parte do investir de realmente entender quais startups têm realmente potencial de fazer um bom uso desse investimento. As megarrodadas não foram criadas para rivalizar investidores ou criar um senso de urgência para desatolar empresas, e sim para que as startups certas tenham dinheiro em mãos e investidores fiquem satisfeitos com suas aplicações.

Sem dúvidas, o Vale do Silício tende a ficar cada vez mais agitado com os investimentos em startups que crescem sem parar. Portanto, é importante estar de olho sempre no crescimento da região e em todas as propostas que saem de lá, uma vez que muitas delas podem acabar criando um impacto significativo em nossas vidas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como fazer investimentos em startups? Se sim, aproveite para curtir a página do LAIOB no Facebook e acompanhar, além de outros artigos como esses, mais novidades sobre o nosso instituto e as várias oportunidades que ele oferece para incentivar o empreendedorismo.