Como estudar fora com Bolsa de Estudos?

Blog Português (Brasil)

Pensando no corte de gastos e no prestígio concedido pela oportunidade, muitos brasileiros apostam na tentativa de uma bolsa de estudo em instituição internacional. Contudo, a aplicação para enfrentar o processo exige muita dedicação e esforço, pois a disputa é acirrada; e a concorrência, grande.

Além disso, um currículo bastante completo e relevante é um diferencial e tanto no momento de sua avaliação.

Mas não pense em desanimar. Devido à grande procura por fazer estudos no exterior, muitas universidades têm oferecido um número maior de bolsas, deixando o cenário mais acessível e diversificado. Desta forma, diversos perfis têm mais chance de se encaixar nos pré-requisitos, e muitas pessoas podem realizar o sonho de aperfeiçoar a carreira no exterior.

As bolsas são válidas tanto para cursos de graduação, quanto para pós-graduação, mestrado, MBA e doutorado. Então, antes de correr atrás deste objetivo, é muito importante definir qual programa acadêmico é o ideal para você. Em seguida, vale a pena definir algumas metas de organização a fim de conseguir estudar fora com uma bolsa de estudos e garantir seu sucesso acadêmico. Vamos mostrar quais são elas no artigo de hoje!

Providencie os documentos importantes para estudar fora

O primeiro passo para tentar uma bolsa de estudos é organizar a sua documentação. Todas as universidades exigem o cumprimento de certos regulamentos, como comprovações de renda e o preenchimento de formulários. O envio dessas informações exibe sempre prazos rigorosos, então é preciso planejar muito bem um calendário de datas para não perder nenhuma etapa da inscrição.

Os documentos fundamentais para aplicar em um programa de bolsas são o “personal statement”, um texto que você deve escrever em primeira pessoa e falar sobre você mesmo, e o “reference letter”, uma carta de recomendação desenvolvida por quem conhece e confia em suas habilidades. Ambos os textos devem ser escritos com uma linguagem profissional e séria e há muitos modelos disponíveis na internet para mostrar qual deve ser a estruturação correta.

Antes disso, porém, você deve conferir se seu perfil corresponde às exigências da bolsa para estudar fora. Para começar, seu histórico acadêmico deve ser excepcional. Caso você já seja graduado e procura por uma especialização, é necessário fazer a equivalência de suas notas do curso prestado com as que são determinadas pela instituição de ensino e o sistema do país escolhido. Assim, será possível verificar se sua média é adequada para o ingresso no processo seletivo de onde você pretende estudar.

Não tenha medo de falar sobre suas conquistas

Em geral, o comportamento do brasileiro é discreto. Poucos profissionais gostam de falar a respeito de suas realizações e conquistas na carreira, e lá fora esta atitude pode ser vista como egoísta e insolente. Por isso, tenha muito cuidado ao elaborar seus textos, para não passar essa impressão. É essencial não ter medo ou vergonha de contar sobre tudo o que você já fez em detalhes.

Não se esqueça de que exagerar, mentir ou distorcer fatos podem comprometer sua aplicação. Tenha em mente que, por mais que os responsáveis pelas bolsas de estudo tenham muitos afazeres, se algum dado nos documentos chamar a atenção, ele será devidamente checado e confirmado. Não queime seu filme à toa, seja sempre honesto e verdadeiro!

Conte sua história da melhor maneira possível

Em seu “personal statement”, por mais que a linguagem precise de um apelo mais sóbrio, você pode sim contar a sua história de um jeito natural. Fale sobre as dificuldades superadas tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoa, conte sobre planos a serem realizados logo após a nova especialização. E explique por que motivos você deseja tanto estudar fora com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Tente mostrar seus talentos, mas também mostre empatia, sua desenvoltura, entre outras características que você considera especiais em sua personalidade. Deixar claro seus interesses profissionais é algo importante, mas a banca avaliadora também deve perceber suas ambições e talentos de modo humano.

Isso não significa que você deve se gabar, mas sim reconhecer seu lugar no mundo e mostrar como você poderá retribuir o auxílio financeiro que receberá no futuro. Seja através de ações, seja por meio de projetos construídos com seus novos estudos.

Escolha boas referências e revise seu conteúdo final

No que diz respeito à carta de recomendação, é preciso que você escolha muito bem suas referências e tenha um bom networking. Dê prioridade às pessoas de seu real convívio, com quem você já trabalhou e que reconhecem seu desempenho profissional e acadêmico. Se uma pessoa tiver ajudado ou feito parte de alguma conquista particular sua, tanto melhor, pois ela poderá oferecer uma visão precisa de quem você é como estudante e colaborador.

Não se esqueça de conferir e revisar todo o conteúdo de suas documentações, pois elas são definitivas no processo para estudar fora com bolsa de estudos.

A gramática e ortografia da língua estrangeira deve ser impecável e só aplique para a bolsa de estudos se você se sentir confiante a respeito de seus textos. Eles serão a chave para passar para a próxima etapa, que é muito mais delicada e precisa de ainda mais atenção.

Prepare-se para a entrevista

Em alguns casos, o processo para conseguir bolsa de estudos envolve também uma entrevista. Depois de analisar a proficiência na língua, a documentação necessária e o histórico acadêmico e profissional, você poderá ser chamado para uma conversa por telefone ou através de vídeo conferência.

Sendo assim, prepare-se muito bem! Treine o inglês com exercícios orais, pesquise a respeito das perguntas normalmente feitas nessas ocasiões e mantenha o foco em suas ideias com tranquilidade.

Considere que todo o cenário durante a entrevista será analisado, desde seu comportamento até as respostas fornecidas. E, mais do que isso, este momento será ideal para reafirmar tudo o que foi passado em seus textos, de maneira decisiva. Conseguir uma bolsa não é fácil, mas as histórias de sucesso acontecem e a sua pode sim ser uma delas.

Um cuidado importante: os custos com passagem aérea, despesas de passaporte e visto, seguro saúde, matrícula no curso e outros custos continuam sendo de responsabilidade do estudante. Portanto, não se esqueça de que a bolsa garante somente a mensalidade ou determinada carga horária de estudos. Verifique corretamente este detalhe, pois se planejar financeiramente ainda será necessário para que você tenha uma experiência confortável e segura.

Conhece alguém que conseguiu estudar fora com os benefícios de uma bolsa? Você mesmo já teve alguma experiência parecida? O que você acha do processo de aplicação? Queremos saber sua opinião e vivência. Deixe um comentário e participe!