Como conseguir uma bolsa de estudos para estudar MARKETING no exterior?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Sem dúvidas, estudar fora marketing é se preparar para o futuro. Não são poucas os setores de atuação que atualmente se apoiam nessa área, e por este motivo, a procura por cursos no exterior que abordem e aprofundem o tema cresce a cada dia.

É importante lembrar, porém, que este é um investimento alto, mesmo que valha a pena. É preciso ter uma organização financeira impecável, não só para evitar passar aperto em outro país, mas também porque essa é uma exigência de muitas universidades estrangeiras. A solução para conseguir estabilidade e não precisar adiar o sonho de se especializar são as bolsas de estudos.

Então, entra em cena o questionamento: como conseguir uma bolsa de estudo para estudar marketing no exterior? Aqui estão algumas dicas importantes para que você se prepare bem para o processo. Confira!

O que é preciso para conseguir uma bolsa de estudo em marketing?

Antes de aplicar para conseguir uma bolsa de estudo no exterior, é fundamental começar a desenvolver algumas habilidades no Brasil. Os processos seletivos são muito rigorosos e a primeira coisa que você deve ter é fluência em língua inglesa. Isso é exigido não só para que você possa entender bem as aulas, repletas de termos específicos em marketing, mas também para fazer os testes de bolsa.

Além de testes de conhecimentos gerais e de proficiência do idioma, você precisará se preparar para provas de conhecimentos específicos em marketing. Por vezes, algumas instituições realizam entrevistas para entender melhor porque o estudante se interessa pelo assunto, qual é o seu domínio sobre o tema e quais são seus objetivos ao investir na área.

Ensaie boas respostas, pois elas serão determinantes para que você se sobressaia entre os candidatos. É muito importante encontrar também uma universidade que se encaixe em seu perfil. O marketing é muito abrangente e você precisa estudá-lo de acordo com suas habilidades e com seus projetos profissionais para ter um bom retorno.

Quais documentos são necessários?

Nesse caso, pouca coisa se difere de outras temáticas de estudos. Cada universidade pede tipos de documentos diferenciados, então é importante ler com atenção as determinações para que nada fique de fora. Histórico acadêmico prévio, comprovações de renda e formulários são apenas alguns deles, e são também os principais para análise e confirmação de que você está apto para se candidatar para a bolsa.

Verifique também se o seu perfil se encaixa naquele que é exigido para estudar marketing no exterior. As bolsas de estudo pedem sempre a equivalência de notas para o sistema do país, o que determina se você tem uma média adequada para ingressar no processo ou se, logo nessa etapa, precisará pausá-lo e correr atrás do que for preciso.

Conseguir uma bolsa de estudo também depende das cartas e referências que você enviar para a banca avaliadora. Conte com professores com quem você teve bom relacionamento e também com profissionais de marketing com quem já teve alguma experiência profissional para desenvolver esses documentos. Assim, você chegará com um respaldo forte para chamar a atenção sobre a sua vontade de se aperfeiçoar no tema.

Estudar marketing no exterior com bolsa vale a pena?

Não existe outra resposta para essa pergunta além de sim! Vale a pena estudar marketing no exterior com bolsa e os motivos que justificam a afirmativa não são poucos. Para começar, a área no cenário internacional é muito diferente da realidade brasileira, então você poderá criar um networking universal e ainda conhecer novas soluções para inovar no trabalho quando retornar ao nosso país.

O fator bolsa de estudo é um diferencial importante nisso tudo. Seu histórico profissional ficará recheado com experiências acadêmicas incríveis, mas também com a notificação de que você foi aprovado, entre ampla concorrência, em um processo dificílimo. Afinal, você lutará por esse lugar com pessoas de todo o mundo, que estarão tão preparadas quanto você para merecer a vaga.

Portanto, se você ainda não tem todo o dinheiro que precisa para viajar e fazer um intercâmbio, foque nessa opção. As bolsas para cursos de marketing são oferecidas em totalidade integral ou parcial e você pode se inscrever naquela que melhor atende suas necessidades no momento. A melhor parte é que elas são disponibilizadas nas mais diversas modalidades de curso: curta duração, graduação, pós-graduação, mestrado e MBA são apenas algumas delas.

Quais são as melhores universidades com cursos de marketing no mundo?

Algumas universidades se destacam quando o assunto é estudar marketing no exterior e são até mesmo reconhecidas como as melhores do mundo. As mais renomadas são a Draper University, a Ohio University, The University of Akron e a Harvard Business School, todas nos Estados Unidos. Não são raras as vezes que elas abrem oportunidades para conseguir bolsa de estudo, então é bom ficar de olho na internet para não perder as datas.

Em geral, essas instituições oferecem também imersões, visitas a grandes empresas do ramo e até mesmo cursos profissionalizantes, que são alternativas diferentes caso a bolsa não dê certo de imediato. Em ambos os casos, essa expansão de conhecimento é importante, porque incrementa o currículo e dá uma experiência prévia ao candidato para reforçar sua determinação em preencher a vaga.

Mas não se esqueça de uma coisa importante: nem sempre a bolsa cobre valores além do curso de marketing. Considere que você terá gastos com alimentação, transporte, hospedagem e pequenos imprevistos. Veja tudo o que ela a bolsa de estudos pode cobrir e assim você consegue se organizar financeiramente para cobrir o restante e aproveitar esse benefício sem se preocupar.

Conte também com uma instituição de ensino brasileira para fazer o intermédio no processo de candidatura. Como ela terá contato direto, parceria e experiência com a universidade estrangeira, você estará um passo mais perto de ser bem-sucedido na tentativa e não se perderá em meio a prazos e documentos que precisam ser enviados.

Pronto! Agora você está preparado para enfrentar o grande desafio de conseguir uma bolsa de estudo para estudar marketing no exterior. Já decidiu para qual país deseja viajar? E sobre a universidade, a escolha foi feita?  Se ainda não, veja nossa dica abaixo!