Como conseguir os documentos necessários para o seu MBA no exterior

Blog Português (Brasil)

Ser aceito por uma Universidade no Exterior não é uma tarefa fácil. Como já mostramos aqui, muitos são os documentos exigidos pelas instituições no momento da candidatura. Alguns como currículo e cartas de recomendação são básicos e já previstos pelos candidatos. Mas os requisitos vão além e conquistar um certificado de proficiência pode no futuro se tornar um problema. Para que você não tenha dificuldades nesses processos, daremos várias dicas de como reunir todos estes documentos em tempo hábil para que você possa concluir seu application com sucesso. Está preparado? Vamos nessa!

 

CURRÍCULO

 

Todo profissional que está ou pretende entrar no mercado está familiarizado com o currículo. E para um MBA, o princípio a se utilizar será exatamente o mesmo. Neste documento você deverá descrever seus dados pessoais (nome completo, idade, contatos), histórico acadêmico (toda formação aqui é válida, então inclua graduação, pós, cursos de extensão, especializações), experiências profissionais (empresas pelas quais já passou, por quanto tempo, seu cargo e funções que exercia) e informações complementares como certificados de palestras, treinamentos, voluntariados e tudo mais que julgar relevante. Lembre-se de colocar o mais número de informações relevantes para a universidade, porém sem se estender demais. Um bom currículo deve ter uma, no máximo duas páginas. Caso ainda tenha alguma dúvida neste quesito temos um texto completo sobre o assunto aqui: http://laiob.com/blog/blog/dicas-para-montar-um-curriculo-relevante.

 

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

 

A quantidade exigida vai depender da instituição que você escolher, mas fato é que todos cobram pelo menos uma carta de recomendação do candidato. Como conseguir a sua? Entre em contato com pessoas que te conhecem, de preferência profissionais do mercado que tiveram contato com sua trajetória profissional e acadêmica como gestores, orientadores colegas de trabalho, clientes. É muito importante que este documento seja personalizado, ou seja, não pegue um modelo pronto, peça para que essas pessoas escrevam sobre o seu profissionalismo, dedicação e dêem exemplos de como você conseguiu aplicar isso no dia-a-dia. Por isso, selecione pessoas que possam te ajudar nesse processo e invista bastante em boas cartas de recomendação.

 

REDAÇÃO

 

Os chamados esseys são a chance de mostrar seus valores e contar histórias pessoais que influenciaram seu caráter, suas escolhas acadêmicas, profissionais e pessoais. Neste momento também é importante refletir e expressar num bom texto suas ambições futuras, e em como o programa em questão se encaixa no seu momento de carreira e de vida. Questões como: “Por que um MBA? Por que agora? Por que essa escola?”,  devem ser respondidas de maneira clara, de preferência ligadas a uma história, um exemplo. Por isso, é fundamental que você tenha uma escrita e saiba bem como contar sua história de maneira convincente.

 

PROVA DE ADMISSÃO

 

Assim como para ingressar numa graduação, para ser aceito numa Pós também será necessário se submeter a uma prova de admissão. Geralmente este teste não serve para avaliar seus conhecimentos específicos do curso que pretende fazer, mas para avaliar seu raciocínio lógico. Portanto, principalmente se ainda tiver dificuldades neste quesito, invista tempo e se prepare para este momento. “Quem se destaca é quem fez muito simulado e está acostumado a responder aquelas perguntas em determinado tempo — quanto mais simulados o estudante conseguir fazer, melhor”, diz Nathalia, da Estudar.

 

ENTREVISTA

 

Se você é um profissional do mercado já deve estar acostumado com entrevistas. No MBA é a mesma coisa, aqui acontecerá uma espécie de conversa que pode ser pessoalmente, por telefone ou on-line. Na maioria das vezes as instituições chamam para a entrevista apenas candidatos que acharam interessantes, baseado nos applications. Ou seja, se você não foi chamado, provavelmente receberá uma carta de rejeição. Caso você não tem uma boa oratória, vale treinar um pouco para demonstrar segurança e firmeza nas respostas. Lembre-se de ser educado, manter a postura e ser sincero para que o entrevistador tenha confiança e queira você como parte do time.

 

PROFICIÊNCIA

 

Um dos documentos mais complicados de conseguir com certeza é o certificado de proficiência. Os mais comuns e aceitos pelas instituições são o TOEFL e o IELTS. As provas não são fáceis, mas nada que uma boa preparação não ajude você a se sair bem nelas. Muitas vezes, o maior desafio não está no conteúdo, mas sim no controle emocional para responder a questões de nível variado em pouquíssimo tempo. Na jornada para chegar a uma nota competitiva, contar com o apoio de materiais de qualidade que incluam simulados e de professores especialistas nos testes pode fazer a diferença. Portanto estude bastante! Boas notas aqui podem fazer a diferença em uma primeira etapa da seleção e evitar que você seja filtrado. Cada programa estipula o “mínimo” aceitável e o prazo de validade do teste. Então dedique bastante tempo para esta preparação e trabalhe seu emocional para fazer uma boa prova.

Esses são os documentos mais comuns exigidos para garantir sua inscrição em um MBA no Exterior. Planeje tudo com antecedência para que dê tudo certo e caso precise de qualquer ajuda, conte com a LAIOB.