Ciclo criativo de projetos

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Estudar Fora

Você sabe o que é ciclo criativo de projetos? Embora muita gente associe a criação e o gerenciamento de um projeto a métodos mais rígidos, ele pode, sim, ser desenvolvido de forma adaptativa. 

Afinal, mudanças acontecem, incertezas surgem, e ajustes precisam ser feitos dentro de uma proposta. E é melhor personalizar as soluções, de acordo com empresa, nicho de mercado e necessidades a cada etapa, do que generalizar conceitos. 

Mas como isso funciona e o que é preciso fazer para que o ciclo seja, de fato, executado com criatividade?  Continue a leitura e na sequência realize sua pré-inscrição para conhecer mais sobre os programas executivos e novas oportunidades de estudar no exterior.

O que é ciclo criativo de projetos?

O ciclo de vida de um projeto nada mais é do que a divisão das etapas de um projeto, do começo ao fim. Em geral, ele é um tanto quanto engessado e segue um padrão nas atividades que precisam ser executadas. 

No ciclo criativo de projetos, porém, cada fase permite alterações e incrementos, que ditam o ritmo das demandas programadas. O escopo é respeitado, mas os responsáveis pela gestão reconhecem que novas necessidades podem surgir.

Dessa maneira, sugerem intervenções pertinentes e personalizam as entregas, para aperfeiçoar o resultado da proposta. Tudo isso sem perder o controle e a essência da solicitação inicial que deu início ao projeto, é claro. 

Quais são as etapas do ciclo criativo de projetos?

As etapas de um ciclo criativo de projetos são similares às do ciclo tradicional. O que muda é a abordagem de cada problemática, e as intervenções que não podem ser pré-determinadas, porque surgem ao longo do caminho. Veja só!

Início 

O início do projeto não apenas identifica uma necessidade em questão. Mas estrutura melhor essa necessidade, ao identificar um problema que deve ser solucionado. Dessa maneira, é possível traçar objetivos bem definidos e fazer uma elaboração mais assertiva do projeto. 

Organização e preparação 

Nesse momento, é hora de definir a metodologia que será usada na execução do projeto. A escolha das estratégias será feita, assim como a definição da equipe, a distribuição de tarefas, a previsão de recursos e a elaboração de cronogramas. É possível mudar essa metodologia mais tarde, conforme o desenrolar das tarefas. 

Execução

Hora de colocar o projeto em prática. É aqui que as ações ficam verdadeiramente expostas a mudanças e ajustes que possam pedir intervenções criativas e personalizadas para a solução. Orçamentos e prazos devem ser respeitados, mas com constante esforço de monitoramento, os equívocos são identificados mais rapidamente e sanados. 

Encerramento

Por fim, é hora da entrega. Ainda há tempo para uma revisão, mas com as fases do projeto finalizadas, dificilmente haverá como mudar algo. Então, o foco está na avaliação do êxito do trabalho e na análise das estratégias empregadas em cada etapa.

Qual é a importância do ciclo criativo de projetos? 

A criatividade está relacionada a insights. Nem sempre eles surgem assim que um processo é concebido. E sim, quando as atividades estão em execução.

O que não deve ser visto como um impasse, mas sim como uma oportunidade. Fazer um ciclo criativo não visa afastar empecilhos, mas fazer deles um estímulo para condições mais propícias de insights. 

É uma forma de deixar o método um pouco de lado, e buscar soluções inovadoras. Algo extremamente valorizado no mercado de trabalho, em todos os âmbitos.

Enfim, o ciclo criativo de projetos foge às regras e viabiliza mais possibilidades de fazer diferente. Portanto, abra a mente para novos caminhos e enxergue oportunidades no lugar de problemas para ter sucesso em sua proposta. 

Quer continuar a se aprofundar no assunto? Aprenda também o que é gestão horizontal e sua aplicação em gerenciamento de projetos.