As startups da vez: veja algumas fintechs brasileiras de sucesso

Blog English Blog Português (Brasil) Inovação & Tecnologia Startups Inovadoras

As fintechs são as startups da vez: seu principal objetivo é vender soluções financeiras para clientes que querem poupar tempo e enfrentar menos burocracia. Por este motivo, todos os seus serviços são disponibilizados e realizados através de aplicativos e plataformas digitais. Com um quadro de funcionários mais sucinto e custos menores para se manter, essas empresas conseguem ofertar suas propostas a preços bem mais acessíveis.

Aqui no Brasil, elas têm se estabelecido de maneira significativa. Afinal, a população está cada vez mais interessada em não ter que lidar com processos lentos e demorados, tão característicos das instituições bancárias nacionais. Com total segurança e confiança, as fintechs conquistam consumidores e otimizam também as transações e operações financeiras corriqueiras. E algumas delas nasceram aqui mesmo, em território brasileiro.

Quer conhecer as fintechs brasileiras de sucesso e descobrir como cada uma delas trabalha? Então acompanhe este artigo agora mesmo. Quem sabe uma delas pode ser a solução para aquela questão que lhe preocupa no momento?

Nubank

Sem dúvidas, você já ouviu falar no Nubank. Se brincar, tem aí em sua carteira um cartão de crédito desta empresa. Essa popularização não é à toa: o banco digital é uma das fintechs brasileiras de sucesso que conquista mais clientes a cada dia. Pioneira no segmento de serviços digitais, ela oferece operações bancárias além do cartão.

Hoje, é possível ter uma conta no banco e ganhar milhas com o uso do cartão. Desde 2013, o Nubank angaria dezenas de grandes investidores e tem um total de aportes recebidos em 234 milhões de dólares. Ele também se destaca no quesito atendimento, que é um dos mais elogiados. Seu padrão é referência até mesmo para empresas de outros setores.

Creditas

A Creditas é uma empresa voltada para empréstimos financeiros. Seu principal diferencial é o fato de que ela oferece uma garantia especial que tem taxas bem menores de juros comparadas a instituições bancárias tradicionais. Por isso, a procura por seus serviços é bastante significativa.

Fundada em 2012, a Creditas é uma das startups do ramo que cresceu cerca de 7 vezes somente em um ano. O responsável por este sucesso é Sergio Furio, um espanhol que chegou ao Brasil repleto de ideias e sem falar sequer uma palavra em português. A empresa foi iniciada com apenas 300 mil reais em caixa e, graças a demanda urgente de clientes, conseguiu se estabelecer em cerca de três meses de atividades. Ele é um dos mais importantes empreendedores de potencial que começaram a empresa como startup.

GuiaBolso

O GuiaBolso é uma das fintechs brasileiras de sucesso porque se preocupa com a dificuldade de qualquer tipo de pessoa. De empresários a empregados, todos precisam ter um controle maior de sua vida financeira. E essa é a premissa do aplicativo, que automatiza o orçamento de seus usuários e contribui para a tomada de importantes decisões financeiras. Um diferencial do aplicativo é que ele permite ser sincronizado com a sua conta bancária.

Ou seja, todas as informações importantes são classificadas automaticamente e proporcionam um resultado absolutamente assertivo. Um simples planejamento financeiro pode ser construído em minutos. Também é possível estimar gastos futuros e controlar a renda. Há mais de cinco anos no mercado, o GuiaBolso acumula 27 milhões de dólares em investimentos.

Bidu

Em tempos arriscados, muitas pessoas procuram por seguros: de vida, de saúde, de imóveis e de veículos. E por identifica essa necessidade que se tornou primordial, o Bidu se tornou uma das startups financeiras do Brasil mais bem-sucedidas. Ele atua como um comparador de seguros e produtos com essa finalidade e também oferece empréstimos pessoais e cartões de crédito.

Em 2018, foi vendido para a Thinkseg, uma empresa de seguros que tem um conceito parecido com a fintech, mas que é chamada de insurtech, uma mistura da palavra “insurance” (seguro) com technology (tecnologia). O negócio envolveu uma transação de milhões de dólares e virou notícia internacional. Agora, é aguardar pelas implementações tão esperadas no aplicativo.

PicPay

Uma das fintechs brasileiras de sucesso com maior inovação é o PicPay. Pelo aplicativo, o cliente consegue receber dinheiro e também pagar para qualquer outro usuário através de seu cartão de crédito. Ou, se preferir, também é possível abastecer a carteira do aplicativo e deixar uma quantia reservada para essas operações.

O crédito acumulado na carteira também pode ser transferido diretamente para qualquer conta bancária. Todo o destaque vem do senso de urgência dos usuários, que não querem enfrentar mais filas para depósitos em envelope, pagar taxas para operações ou arriscar o uso de um internet banking. Em algumas datas específicas, o aplicativo disponibiliza inclusive retorno de porcentagens: de 10 a 50%, o cliente recebe baseado no valor em que pagou.

App Renda Fixa

Essa ferramenta é uma espécie de buscador com comparação de mais de 20 tipos diferentes de investimentos. O intuito do Renda Fixa é servir como um guia para brasileiros que desejam começar a investir. A ideia inicial é que o usuário tenha autonomia e confiança para aplicar seu dinheiro sozinho, uma vez que geralmente essa ação é realizada sempre com a interferência de terceiros.

Dentro do app, é possível definir seu perfil de investidor e usar a Calculadora do Milhão. Esse recurso permite que você calcule quanto ainda falta de dinheiro para que você conquiste 1 milhão de reais com seus investimentos. Ou seja, além de ser de grande ajuda, esta ainda é uma forma de finalmente explorar esse campo com maior determinação e segurança.

O Brasil, sem dúvidas, abriga muitas fintechs que têm tudo para crescer ainda mais. Algumas delas já caminham para atividades internacionais, e servem como referência para iniciantes lá fora. Mais uma área promissora e que vem sendo muito bem explorada no momento. Especialmente pelo seguinte fator: os serviços financeiros tiveram uma adesão monstruosa nos últimos cinco anos. Isso mostra o quanto a sociedade está mais consciente sobre seu próprio dinheiro e preocupada em tomar as decisões certas a seu respeito, para bom uso e mais economia.

Gostou de conhecer as fintechs brasileiras de sucesso? O que você acha dessas startups? Já utilizou ou utiliza alguma solução que elas oferecem? Divida sua experiência e opinião nos comentários abaixo!