Aprenda a fazer networking!

Blog Português (Brasil)

Já ouviu falar em Networking? O termo em inglês pode parecer complicado, mas nada mais é que uma rede de contatos que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito poderosa no mundo dos negócios e em todas as relações profissionais.  Uma rede de contatos rica e bem alimentada pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional e trazer grandes benefícios para a sua carreira. Conseguiu ver a importância de saber dominar e desenvolver o poder do bom networking? Seguem algumas dicas de fazer da melhor maneira possível:

Como fazer networking

Por mais potente que essa rede possa ser, pouca gente sabe como trabalhá-la da melhor forma possível. O verdadeiro networking está baseado em relações de troca, onde você não pode pensar apenas nos benefícios que ganha, mas também no que você tem a oferecer. Assim, um networking eficaz não envolve apenas falar, mas também ouvir. Por isso, você não precisa ser um grande tagarela para conquistar o outro, basta fazer as perguntas certas e demonstrar interesse genuíno nas respostas.

Como fazer contatos?

Um bom começo é buscar contatos que já passaram pela sua vida e se perderam em algum momento. “Você pode retomar a conversar com um velho amigo e, no aniversário dele, por exemplo, conhecer um outro amigo que trabalha na sua área”, explica a coach Flávia Lippi. Aqui valem amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e até aqueles antigos vizinhos com quem você tinha a maior amizade. Afinal, encontrar essas pessoas, hoje em dia, com tantas mídias sociais à disposição, não vai ser nenhum grande problema.

Outra forma, principalmente para quem já está no mercado, é conversar e entregar seu cartão para pessoas que considera interessantes do mercado em eventos sociais. Mas não esqueça de depois ativar os seus contatos, ou seja, falar com a pessoa novamente após o evento em que se conheceram. Para isso envie um e-mail ou adicione em alguma rede social. Não foque em quantidade e sim em relevância. Apenas um bom contato feito no evento e ativado posteriormente pode ajudar muito seu negócio e carreira.

Com uma rede contatos iniciada, como usá-la para crescer na sua carreira? Aqui vão algumas sugestões preciosas:

Tenha um companheiro de networking
Identifique um colega parecido com você e sejam ‘colegas de networking’. O que isso significa? Já que muitos se sentem envergonhados com autopromoção, a outra pessoa a fará por você e vice-versa. “Isso tira a pressão de você, mas assegura que outros ouvirão sobre suas conquistas”, escreve Clark.

Comece a criar conteúdo
Não é qualquer conteúdo, mas aquele relacionado ao seu campo de trabalho atual. Pouco a pouco, conforme você compartilha suas ideias publicamente (no LinkedIn, por exemplo), as pessoas poderão entender sozinhas quão bem você domina o assunto e aumentar o respeito pelo seu trabalho.

Mantenha o networking sempre aquecido

Troque contatos durante eventos em que comparecer, publique nas redes sociais os seus projetos e ideias, aproxime-se de pessoas com mesmos interesses (um simples email com destinatários copiados pode ser útil), curta e comentae posts de pessoas não tão próximas (isso as lembrará que você tem interesse nos projetos delas) e claro, mantenha seus perfis atualizados nas redes sociais.

Tranquilo, né? Com práticas simples como estas você será mais visto no mercado e as oportunidades aparecerão com mais frequência. Não faltam motivos para começar agora a fazer Networking. Bom trabalho!