5 hábitos de pessoas bem-sucedidas

Blog Português (Brasil)

Não tem como fugir: é quase impossível encontrar alguém que não tenha uma rotina. Acordamos no mesmo horário, vamos ao trabalho, almoçamos, trabalhamos mais um pouco, voltamos para casa… E, no dia seguinte, repetimos tudo outra vez. Uma pesquisa recente da Duke University apontou que 45% do que fazemos diariamente é considerado um hábito. Com base nisso, podemos afirmar que seguir um passo a passo diário nos traz a sensação de normalidade e, muitas vezes, realização.

Pegando carona no tema, na semana passada, Jeffrey Hayzlett, figura influente no mundo dos negócios, listou os cinco hábitos das pessoas bem-sucedidas. E, agora, nós apresentamos aqui para você. Confira e não tenha medo de mudar a sua rotina, nem que seja com pequenas atitudes. Afinal, para o crescimento profissional e também como indivíduos, precisamos expandir nossos horizontes.

  • Faça reuniões em um mesmo local

Uma excelente ideia para aqueles empreendedores que têm a agenda cheia: marque todas as reuniões em um mesmo lugar. Além de evitar o vai e vem entre um escritório e outro, você ainda ganha tempo para se preparar para os encontros.

  • Organize-se

Organização e produção. Muitos acreditam que não exista uma relação entre essas duas palavras, mas em seu texto, Hayzlett assume que só se sente pronto para enfrentar o dia quando sua mesa está arrumada. E evidências científicas afirmam exatamente isso: a desordem não deixa que a gente se concentre nas coisas mais importantes. Tem dificuldade para se organizar? Não sabe por onde começar? Hayzlett também dá algumas dicas: “comece devagar. Organize primeiro uma gaveta ao invés de toda a mesa. Arrume o lado esquerdo do armário, em vez do armário inteiro”.

  • Mantenha-se atento

Quando começamos a trilhar nossa carreira como empreendedor, somos responsáveis por praticamente tudo: telefonemas, e-mails, correspondências, faturamento… À medida que a empresa começa a ganhar asas e crescer, somos obrigados a delegar algumas dessas responsabilidades a outros funcionários. E isso é extremamente normal. O que não pode deixar de ser feito é o controle sobre todas essas tarefas, que são consideradas essenciais a qualquer negócio. E quando Hayzlett fala de estar atento, ele não se refere a estar cara a cara com as pessoas da sua equipe e sim em permanecer envolvido com cada área da companhia.

  • Aprenda algo novo todos os dias

Engana-se quem acha que paramos de aprender quando saímos da faculdade. Verdade seja dita: nunca deixamos de aprender. E que bom! Afinal, o mundo está cheio de coisas novas esperando para serem descobertas. Em seu texto, Hayzlett cita Mark Cuban, e diz que ele lê três horas todos os dias, e também Bill Gates, que tem o hábito de ler antes de dormir. Com estes exemplos, o autor ainda aproveita para dizer que a leitura não é apenas algo que ajuda a limpar a mente, mas também uma verdadeira escola, afinal “podemos aprender com as histórias dos outros”. E ele ainda finaliza com: “o conhecimento nunca matou ninguém”. Fica o recado!

  • Faça as perguntas certas e pense fora da caixa

Ter interesse sobre as coisas relacionadas ao seu negócio faz você entender melhor o processo de cada coisa e, consequentemente, pensar em maneiras criativas para solucionar alguns problemas. Hayzlett diz que devemos quebrar aquela premissa de que perguntar o porquê das coisas é querer mostrar autoridade de questionamento. Para ele, a ideia é completamente outra: é questionando que conseguimos sair do comum, criar coisas com mais intensidade, ser, literalmente, fora da caixa.

Para finalizar, Hayzlett ainda dá um conselho: “descubra o que o sucesso significa para você e trabalhe para isso. Examine a sua rotina diária e faça uma autoavaliação. Este é o plano”.

Fonte: Entrepreneur