5 dicas para lidar com um dia de trabalho ruim

Blog Português (Brasil)

A maioria das pessoas não consegue acordar pronta para começar o dia. Em alguns dias da semana, com certeza você também se atrapalha ou enrola para sair de casa. E também existem os dias ruins, quando você simplesmente não consegue fazer nada, e apenas o ato de levantar da cama se torna um esforço enorme e árduo.

O alarme toca no horário errado, você sente muita dor de cabeça e seu corpo anda pesado e arrastado. Seu computador dá erro e você acaba adiando diversos afazeres e perdendo prazos. Seu supervisor começa a cobrar, você decide trabalhar durante o almoço e, de quebra, perde a hora e vai embora tarde.

Com certeza você já enfrentou um “dia daqueles”, não é mesmo? E pode, inclusive, ter pensado que era culpa sua. Mas não é! Quando situações estressantes e fora de controle acontecem, você pode redefinir ações e tentar sair da zona de conforto. Experimente estas cinco dicas de como lidar com um dia de trabalho ruim e descubra como os resultados podem ser positivos!

1. Elimine o estresse relacionado ao trabalho

Um dos principais fatores estressantes em pessoas de todo o mundo são as atribulações que aparecem durante o dia de trabalho. Quer um exemplo disso? Hoje, aproximadamente 65% dos americanos precisam lidar come estresse relacionado ao trabalho, enquanto um terço dessa porcentagem enfrenta um tipo de estresse considerado crônico.

Essa sensação é responsável por ataques de ansiedade, procrastinação e ainda pode ser a causa de vários erros em processos e serviços. Com falhas identificadas, é inevitável levar uma bronca do gestor, começar a se desentender com colegas de equipe e atrasar as atividades, o que piora ainda mais a situação.

Para evitar que isso aconteça, comece a se fazer perguntas: o que é prioridade? O que não é tão importante assim? Quais são os prazos mais urgentes e quais podem ser renegociados? Parece que as questões são óbvias, mas é comum ignorarmos cada uma delas diante de uma situação de estresse.

Comece, portanto, a inseri-las em tarefas mais simples. Aos poucos, você conseguirá recuperar sua confiança e aumentar de vez a sua produtividade. Em seguida, crie novos prazos que sejam realistas de acordo com seu volume de trabalho, adote hábitos de pessoas bem-sucedidas e converse com sua liderança a respeito da diminuição de suas funções caso julgue necessário.

2. Comunique-se com seu chefe

Seu chefe provavelmente suporta a maior parte da pressão da equipe e de seus superiores. Com isso, às vezes ele deixa que o estresse contamine o dia de trabalho dos funcionários. Os momentos ruins de seu chefe podem ser frequentes e talvez ele não consiga conversar de modo assertivo com todos. Isso, sem dúvidas, acaba afetando seu relacionamento com os colegas e causando incômodo de modo geral.

Mas você pode ajudá-lo a vencer este desafio. Tente se adaptar ao perfil de comunicação dele e estabeleça contato sem medo ou ressalvas. Aqui estão quatro tipos de perfis mais comuns em gestores:

  • Analítico: Este estilo de comunicação prefere números reais e dados rígidos. Evite uma linguagem vaga e seja específico ao falar com essa pessoa.
  • Intuitivo: Este estilo de comunicação se concentra no quadro geral e tende a evitar ficar preso em detalhes. Vá direto ao assunto. Dê uma visão geral mais generalizada da situação e termine com uma comunicação sólida.
  • Funcional: Este estilo de comunicação gosta de detalhes, cronogramas, contornos, processos e planos bem estruturados. Eles não querem perder etapas, então tenha certeza de que você é claro e conciso.
  • Pessoal: Este estilo de comunicação valoriza a conexão e as linguagens emocionais sobre a comunicação “fria” focada nos dados. Quem se comunica assim gosta de analisar assuntos a fundo, encontrar causas e soluções e ter um relacionamento mais próximo com os colaboradores.

Treine sua fala de acordo com o perfil identificado em seu chefe. Não mude sua personalidade e nem interfira em seu marketing pessoal, pois eles oferecem pontos fortes e únicos. O que deve ser feito é apenas o aperfeiçoamento da comunicação, como se você estivesse aprendendo a falar um novo idioma.

Em dias terríveis, é melhor que tudo saia conforme seu chefe espere, não importa se ele esteja enfrentando um momento pior. Seja sempre cordial, pontual e mantenha o profissionalismo. Você verá que as coisas fluirão muito mais rapidamente e em segurança.

3. Em um dia de trabalho ruim, evite dramas de colegas de trabalhos

O drama de colegas de trabalho e a política de escritório também afetam a produtividade. Quando o drama se manifesta, pode até mesmo ser a hora certa para entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa. Desta maneira, você fala sobre suas preocupações com os devidos profissionais e consegue solucionar melhor os problemas relacionados à capacidade de realizar sua função.

Além disso, faça o melhor para ficar longe de intrigas e motins de colegas. Se eles tentarem arrastá-lo para seus dramas particulares, fique firme. Caso sinta-se tentado, tenha estas dicas em mente:

  • Não desabafe enquanto trabalha.
  • Quando se sentir frustrado, aguarde para responder um colega. Não seja passivo-agressivo.
  • Se achar que seus colegas estarão abertos, tente repassar essas dicas a ele.
  • Corte fofocas pela raiz. Diga: “Desculpe, não posso ajudá-lo com isso”. Declare que você está ocupado e volte às suas ocupações.

Ficar fora do drama do colega de trabalho também permite que você se concentre no que é de sua responsabilidade. E, a partir disso, você conseguirá fazer tudo com muito mais eficácia.

4. Cuide de seus problemas pessoais

O bom equilíbrio de dedicação ao trabalho e à vida pessoal é suficiente para manter ambos separados, certo? Não exatamente. As notícias ruins afetam facilmente o dia de trabalho, e é difícil manter o foco quando tudo parece virado de cabeça para baixo.

Pergunte a si mesmo se pode continuar com suas atividades ou se precisa de um dia para recomeçar. Você não precisa reclamar ou contar tudo para seu chefe ou para o RH, mas pergunte se você pode se dedicar a coisas mais leves ou fazer um horário maior de almoço, para cuidar de seus problemas pessoais e se acalmar.

5. Descanse quando estiver doente

Em algumas épocas do ano, é inevitável ficar doente. E, se você não cuida de si mesmo ou demora para procurar um médico, seu tempo de recuperação acaba se tornando maior.

Se você tiver mesmo que trabalhar, leve seu kit de saúde e fique mais distante de colegas de trabalho. Explique que está doente e que precisa se manter assim para não contaminar ninguém. Priorize a comunicação por e-mail e telefone. Não assuma que seu chefe deixará você faltar ou trabalhar meio-período ou de casa: sempre pergunte.

Para não ter um dia de trabalho ruim por causa de certas indisposições, apenas não force seu organismo. É melhor para sua saúde e para os outros.

Por fim, lembre-se de que a maioria das circunstâncias que contribuem para dias ruins estão fora de seu controle e todos merecem um desconto. Aceite a situação. Dê um passo para trás, respire e concentre-se em retomar o trabalho com tranquilidade.

E você, tem alguma outra boa dica para enfrentar um dia de trabalho ruim? Já colocou alguma dessas em prática e percebeu melhoras? Deixe um comentário abaixo e conte sua experiência!