3 razões pelas quais sua empresa deve tornar obrigatórias as férias de seus colaboradores

Blog Português (Brasil) Carreira

Você é daquele tipo de colaborador que não utiliza seu período de férias para descanso? Se sim, você não está sozinho. Esse hábito soma anualmente milhares de dias de férias não reclamados por todo o país e outros milhares de colaboradores cansados e sobrecarregados em seus cargos. Por um lado, é possível entender esse número: sempre existem mais tarefas e projetos que não podem ser pausados.

A pressão para atingir metas e objetivos é de fato muito intensa, assim como a preocupação de que nossa ausência criará mais trabalho para os outros ou se transformará em uma pilha de atividades insuportável para se executar quando voltarmos. Mas acredite, tirar folga pode ser a melhor coisa que você fará por si mesmo e por sua empresa.

Na verdade, essa questão é tão importante que as empresas devem exigir (ou pelo menos sugerir fortemente) que os funcionários usem efetivamente seu mês de férias. A partir disso, existem pelo menos três benefícios imediatos que você vai conhecer durante a leitura desse artigo. Acompanhe!

1. É uma boa maneira de desenvolver líderes

Quando os líderes e gestores saem de férias, os membros da equipe têm uma chance ainda maior de mostrar seu potencial e desenvolver sua capacidade de liderança. Eles podem ser designados para participar de reuniões importantes, tomar decisões e manter todo o setor em ordem. Essa é uma ótima oportunidade para que a empresa comece a confiar nesse novo líder que surge e delegar novas experiências para que ele cresça.

Líderes que tiram férias e realmente se afastam do ambiente corporativo para descansar e viajar demonstram segurança no trabalho de seu pessoal. De forma independente, eles capacitam esses colaboradores para se responsabilizarem por pontos determinantes dentro da empresa, o que faz também com que descubram suas habilidades para liderar e para transformar processos internos.

Caso o volume de responsabilidades seja elevado e não possa ser destinado a uma só pessoa, o líder em desenvolvimento ainda poderá testar sua capacidade de distribuir e supervisionar demandas. Por vezes, ele até mesmo conseguirá tomar as rédeas de projetos que continuarão com ele mesmo após a volta do gestor geral. Mesmo que uma promoção não seja imediata, ele terá em mãos um verdadeiro desafio para encarar e provavelmente conseguirá colher frutos muito ricos dessa experiência.

2. É forma bastante eficaz de detectar possíveis problemas

É comum que, quando os principais participantes de sua equipe se afastam do trabalho, outros colaboradores encontrem lacunas que existem em certos processos, antes que eles se tornem uma crise. Afinal, aquele funcionário afastado não está presente para manipular registros ou ocultar discretamente algum constante ponto de falha, que a princípio ele pode até considerar inofensivo.

Ao mesmo tempo, é possível visualizar esse cenário de uma maneira mais favorável: este seria um excelente momento para treinar membros da equipe como backup de determinadas funções, até mesmo para ajudar a identificar erros e pequenos problemas que passam despercebidos por quem já executa a atividade quase que mecanicamente. Tenha certeza de que ninguém é insubstituível, e com o devido preparo uma pessoa pode sim mostrar bons resultados e corrigir pequenas questões antes que interfiram nas próprias metas da empresa.

É importante, porém, não prejudicar o colaborador afastado se algo do tipo for descoberto. É claro que a situação deve ser solucionada e encaminhada a um superior, mas é importante também entender por que aquilo está acontecendo e como o cenário chegou a tal ponto. Depois que o responsável retornar, a questão pode ser discutida com mais abrangência e aí sim as medidas cabíveis serão tomadas e forma mais justa e assertiva.

3. Faz bem para a saúde física e mental dos colaboradores

Esta pode ser a razão mais importante de todas: tirar férias oferece benefícios incríveis para a saúde. As pessoas que tiram férias regulares têm menor probabilidade de morrer no futuro próximo, têm menor risco de doenças cardíacas, taxas mais baixas de depressão e experimentam alívio do estresse. Você vai dormir melhor também, então você voltará ao trabalho atualizado e pronto para recomeçar.

Aproveite esse período também para realizar projetos pessoais que estão há algum tempo sendo adiados. Programe-se para estudar forae pesquise por um curso de curta duraçãode seu interesse, faça um intercâmbiopara conhecer um novo país ou comece a tirar ideias do papelpara um novo projeto de negócios. Com o sucesso desses compromissos, você se sentirá até mesmo mais realizado e disposto ao retomar a rotina.

Não se esqueça de que aproveitar essas ocasiões transforma colaboradores em pessoas bem-sucedidas. Quando voltam satisfeitas ao trabalho, se tornam mais produtivas, bem-humoradas e engajadas para realizar bem suas funções até que o próximo mês de férias comece a se aproximar.

Os líderes devem servir como exemplo

Como líder, é importante que você inspire seus colaboradores. Não resista a tirar férias e procure cumprir esse período anualmente, pelo menos, mesmo que ele precise ser remarcado para um mês diferente. E agora que você entende melhor os benefícios das férias, é hora de garantir que elas sejam agendadas. Veja como:

  • Programe seu tempo e anuncie sua ausência para a equipe.
  • Desligue-se completamente do trabalho enquanto estiver fora e deixe seus colaboradores cientes de que não devem contar com você neste período.
  • Incentive seus funcionários a planejarem suas férias também e pergunte sobre isso na próxima reunião semanal.

Algumas coisas nunca mudam: tirar um tempo inevitavelmente significa voltar a uma conta de e-mail lotada de mensagens e a uma lista de projetos em atraso. Mas você voltará revigorado e com uma nova consciência da capacidade de sua equipe de gerenciar tarefas enquanto estiver ausente.

Está disposto a fazer as malas e passar um tempo fora, para descansar e servir como exemplo para seus colaboradores? Então comece a pesquisar destinosque se encaixem em seus planos de férias, programe um tempo com a família e respire fundo: é provável que, em seu retorno, você encontrará as coisas iguais ou melhores do que antes.

E então, gostou desse conteúdo? Se sim, aproveite e siga o LAIOB no Facebook, no LinkedIne no YouTubepara obter mais novidades e artigos interessantes!

Texto-base:https://www.forbes.com/sites/amberjohnson-jimludema/2018/06/05/three-reasons-your-company-should-make-vacation-mandatory/#42ed0cb38ecc