Vale do Silício: qual sua importância?

Blog Português (Brasil) Inovação & Tecnologia Silicon Valley

Quando se trata de avanços tecnológicos recentes, é natural que a região do Vale do Silício venha em mente. Desde a década de 1950, ela é fonte de pesquisas, inovações científicas e desenvolvimento de tecnologia: diversas empresas com destaque nesses setores conseguiram crescer e estabelecer uma trajetória de sucesso, e se tornaram hoje uma referência no mercado.

Além de grandes organizações, o Vale também conta com algumas universidades importantíssimas. Quem deseja se aventurar pelo mundo dos negócios e empreendedorismo pode até mesmo se organizar para estudar fora e procurar mais informações a respeito dessas instituições de ensino.  Imersões e missões acontecem o tempo todo por lá e atraem milhares de pessoas de vários lugares do mundo.

Mas qual seria a importância do Vale do Silício e por que ele retém tantos olhares do mundo? A explicação está neste artigo. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura e descubra mais informações interessantes sobre o local!

Qual é a importância do Vale do Silício para o mundo?

A importância do Vale do Silício está, principalmente, no fato de que ele e o lar das maiores tendências de inovação do mundo. Além de abrigar diversas grandes empresas, como Netflix, Pixar e eBay, apresenta total domínio em relação à tecnologia de ponta, hoje tão importante para que qualquer organização ao redor do mundo se destaque no mercado.

Para completar, a região ainda é pioneira no desenvolvimento de modelos de financiamento que são destinados especialmente para projetos do setor de tecnologia, que geralmente se transformam nas famosas startups. O modelo de negócios adotado pelas companhias do local também é diferente: mais sucinto e objetivo, ele traz resultados mais rápidos para a empresa, tanto em termos de lucro quanto de crescimento.

Como as empresas localizadas no Vale não medem esforços e investimentos para viabilizar novas ideias e invenções, hoje são líderes mundiais em inovação. Todo negócio que começa a despontar tem influência proveniente desse local, seja através de colaboradores que viajaram para estudar ou por investimentos que vieram das últimas novidades apresentadas por lá.

Existem outros lugares como o Vale do Silício?

Muitos países do mundo, inclusive o Brasil, tentam construir seus próprios Vales do Silício. Contudo, apesar de todo conhecimento obtido através da localidade original, ainda não surgiu outra região tão significativa quanto ela. Além de questionamentos sobre qual é a importância do Vale do Silício, esses lugares ainda se perguntam como as empresas localizadas por lá fazem tanto sucesso.

O que poucos sabem é que o diferencial está no fato de que essas empresas conseguem integrar com maestria todas as suas estratégias de inovação com suas estratégias de negócio. Deste modo, é mais fácil unificar o posicionamento da organização e encontrar uma forma de alinhar seus objetivos para que ela cresça e ganhe o devido reconhecimento. Além disso, os profissionais do Vale são os mais procurados e mais bem pagos de todo o mundo. Gerentes de produto, designers e engenheiros de software são alguns dos cargos que mais se destacam, o que mostra realmente o perfil da região.

O Vale do Silício também recebe um investimento grandioso. Um volume expressivo de capital é aplicado diariamente na criação de novas empresas e startups, algo que nenhum outro local que tenha os mesmos objetivos ainda conseguiu alcançar. Com as universidades de primeira linha e o grande incentivo pela busca a esses profissionais que se formam ali, políticas empreendedoras foram instituídas de forma rígida, embora natural.

A partir disso, foi criada a receita para transformar esse polo tecnológico em um dos mais importantes de todos os tempos, que continua se desenvolver devido a sua cultura do avanço: segundo os grandes nomes do Vale, é fundamental tentar, ainda que essas tentativas não dêem certo a princípio.

Por que o modelo de trabalho da região é tão interessante?

A resposta para a importância do Vale do Silício também está em seu modelo de trabalho, considerado extremamente flexível. Isso significa que soluções e ideias tomam forma rapidamente e com muita praticidade, sempre com excelentes resultados. Aquela demora para que um projeto tome forma é inexistente aqui: enquanto uma empresa leva quase um ano para realizar essa organização, no Vale isso ocorre em cerca de três meses.

Os colaboradores têm um horário totalmente maleável e podem continuar suas atividades mesmo fora do ambiente da empresa. Com essa liberdade, eles ficam mais produtivos e mantêm sempre a mente aberta para novidades e mudanças. As organizações, porém, são exigentes em relação a prazos e a qualidade do trabalho. A junção desses dois fatores contribui para que a região seja um exemplo e ofereça a seu público o que há de melhor no mercado antes mesmo de tudo isso chegar ao restante do mundo.

A cultura de cooperação também é vigente em todas as companhias. As ideias são sempre compartilhadas, tanto interna quanto externamente. Cada contribuição agrega mais valor ao projeto, e não existe individualidade para produzir. O trabalho em conjunto é sempre estimulado e, dentro dos escritórios, é difícil encontrar baias e salas isoladas. Os ambientes são muito amplos, justamente para estimular a troca de experiências e a interação entre diferentes colaboradores.

Apesar de parecer um paraíso, o Vale do Silício também enfrenta alguns impasses. Taxas e impostos aumentam constantemente devido à procura pelo lugar, o que torna o custo de vida um pouco mais alto. Hoje, as empresas buscam também conhecimento em outros lugares, ainda que tenham sua sede firme na região. Com isso, atuam com muito mais pluralidade e conseguem expandir seus negócios para outras vertentes.

A importância do Vale do Silício é grande, por todos os fatores expostos até aqui. A região é responsável por ditar tendências: tudo o que é transformador acontece primeiro por lá, para depois fazer parte da realidade de outras companhias. O fracasso não é considerado falha, mas sim um aprendizado e é por isso que todo o trabalho flui e é por isso que ele serve de exemplo para quem quer que seu negócio realmente faça a diferença no mercado.

E você, sabia de tudo isso a respeito do local? Teve a oportunidade de estudar ou visitar o Vale do Silício? Concorda com os pontos abordados no artigo ou acha que alguma questão deveria ter sido listada? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!