Tipos mais Comuns de Investimento

Blog Português (Brasil)

Investir significa colocar seu dinheiro para trabalhar para você. É uma forma diferente de pensar sobre como fazer dinheiro utilizando recursos que você conquistou e deseja multiplicar. Por isso, saber investir é essencial para qualquer pessoa que deseja ser bem-sucedida no mundo dos negócios! Independente dos seus objetivos financeiros ou até mesmo do seu perfil de investimento, existe uma estratégia para qualquer investidor. O desafio aqui é encontrar qual é a melhor para você no momento em que está vivendo. Para auxiliar nessa missão, separamos os tipos mais comuns de investimento.

Poupança

O mais conservador deles, a poupança é mais escolhida em função de não ter cobranças de impostos e pela certeza de rendimentos todos os meses, mesmo que ele seja pequeno, cerca de 0,5% + TR (Taxa Referencial), ambos calculados e divulgados pelo Banco Central (Bacen). Além disso, os rendimentos dependerão de alguns fatores: por quanto tempo o dinheiro ficará aplicado e que os depósitos completem o ciclo de 30 dias mantidos na conta para que os proventos sejam calculados. Detalhe importante: se por algum motivo você precisar realizar um saque, os juros serão aplicados sobre o menor valor do período.

 

Títulos Públicos

São os títulos do governo federal emitidos pelo Tesouro Nacional para captar recursos para o financiamento das atividades públicas. Por serem atreladas ao governo são vistas como rendimentos de baixo risco. Os títulos nada são mais são que uma forma de empréstimo que o investidor faz ao governo do Brasil, em troca de uma remuneração pelo capital alocado. Eles podem ser adquiridos por meio do programa Tesouro Direto e em muitos casos, têm rendimento superior ao oferecido pela caderneta de poupança, mesmo que ela seja isenta de Imposto de Renda e eles, não.

 

Títulos de instituições financeiras 

Outros tipos de investimentos muito comuns são os títulos de instituições financeiras, como bancos. Da mesma forma que os negociados no Tesouro Direto, os títulos bancários são escriturais. Existem, por exemplo, a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), o Certificado de Depósito Bancário (CDB) etc.

Essas aplicações financeiras fazem parte da chamada renda fixa, em que o poupador conhece as condições de rentabilidade no momento em que adquire o produto, no caso, o investimento. Se nos títulos públicos federais o empréstimo de dinheiro era para o governo brasileiro, nos títulos privados passa a ser para instituições financeiras e, por vezes, também para empresas.

 

Ações

É como se fosse um pedacinho de uma empresa que você se torna sócio. Elas dão ao investidor o direito de receber dividendos e de votar em certos assuntos corporativos, incluindo a nomeação do conselho de administração que dirige a empresa e a aprovação de grandes eventos, como por exemplo, uma fusão. Se a empresa está em bons negócios, o valor da ação vai subir a longo prazo. Mas se a empresa tiver problemas, as suas ações vão perder valor rápido. Não existe um valor mínimo para investir, isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar. Para os iniciantes, uma boa pedida é participar do “clube de investimento” – várias pessoas contribuem com uma pequena quantia e acumulam mais recursos para investir.

 

Viu? Esses são apenas alguns dos inúmeros tipos de investimento disponíveis no mercado, seja financeiro, imobiliário etc. Analise seu perfil, os risco e objetivos financeiros, para escolher o que mais tem a ver com você!