Qual é o valor de um intercâmbio nos EUA?

Reconhecido como potência mundial, os Estados Unidos é um dos países mais procurados por quem deseja estudar fora. Por lá, é possível não somente aperfeiçoar o inglês, mas também conhecer empresas multinacionais bem sucedidas, frequentar as melhores universidades do mundo e realizar cursos de pós graduação, mestrado e MBAministrados por professores de calibre internacional.

Para quem deseja se aprofundar no mundo dos negócios e mudar o rumo da carreira, esta é uma das viagens mais recomendadas. Mas com todas essas vantagens, surge uma dúvida importante: qual é o valor de intercâmbio nos EUA? Em tempos de crise econômica, é fundamental ter um excelente planejamento financeiro para investir e viver essa experiência com total tranquilidade e segurança.

Precisa de informações precisas para realizar este sonho? Então não perca tempo e continue a leitura deste artigo para saber mais!

Considere a diferença entre dólar e real

Sem dúvidas, esta é uma das etapas mais importantes para calcular o valor de um intercâmbio nos EUA: a análise do câmbio do dólar e do real. A moeda americana é considera a mais forte do mundo e, por este motivo, o real é extremamente desvalorizado diante dela, especialmente no cenário atual. Como toda a experiência será paga em dólar, é essencial acompanhar suas altas e baixas até mesmo para definir o melhor momento para viajar.

Isso significa que todos os preços envolvidos no processo são variáveis. Passagens, taxas de matrícula, mensalidade do curso, alimentação e hospedagem, por exemplo, devem ser levados em conta minuciosamente para que você reúna a quantia total correta. Inclusive, prepare o bolso para passeios e demais despesas extras, que podem ocorrer com ou sem planejamento, para não passa vontade e nem aperto por lá.

Se você preferir fazer um intercâmbio de curta duração, fica um pouco mais simples lidar com essas mudanças. Você pode escolher uma época do ano de menor movimento, quando valores gerais de viagens geralmente caem, para controlar melhor os gastos. Não se esqueça apenas de averiguar os períodos de início e término do curso escolhido para ajustar a programação.

Verifique os gastos com a instituição de ensino

O valor de um intercâmbio nos EUAtambém inclui os gastos com a instituição de ensino escolhida para estudar. Este é um passo determinante para suas contas, pois a escolha da universidade ou da escola precisa também estar de acordo com seus objetivos e expectativas. Nos Estados Unidos, existem três níveis financeiros atribuídos a esses locais.

Existem universidades com excelente nível de ensino, que são mais caras, as que têm excelente custo-benefício e valor mediano, e as que são bastante acessíveis, para quem precisa mesmo aplicar um investimento mais baixo no momento. Em geral, a mensalidade varia seu valor de acordo com a quantidade de disciplinas que o aluno decide cursar e você tem a oportunidade de fazer o mínimo possível para moderar o preço.

Lembre-se apenas de que isso talvez possa estender a sua estadia no país, então é preciso encontrar um equilíbrio. Para completar, a maioria das instituições pede que o estudante tenha um fundo financeiro reserva em sua conta. Então, ao escolher o local perfeito para estudar, confira o quanto antes esse valor para providenciá-lo juntamente aos demais gastos.

Lembre-se de que pagar aluguel é uma despesa alta

Geralmente, o valor de um intercâmbio nos EUAinclui moradia, que pode ser em uma acomodação da universidade ou na casa de uma família do país. Esta é tida como uma das melhores opções, pois permite convívio com pessoas diferentes, aproxima o contato com a cultura local e faz uma exigência maior do uso do inglês, o que ajuda a aperfeiçoar pronúncia e adicionar mais vocabulário.

Mas se a sua preferência for viver sozinho ou, no máximo, dividir espaço com um colega, lembre-se de que pagar aluguel pode ser uma despesa bastante alta no país. Embora o preço varie conforme o estado, alugueis de apartamentos podem chegar a até 3000 dólares mensais. Ainda é preciso somar nesse montante água, internet, energia elétrica e gás, sendo que este último pode ficar caro em estações mais frias devido ao uso intenso para aquecer o local.

Na maioria das vezes, alugar um imóvel também pede um pagamento no estilo calção ou mesmo um fiador que seja residente no país. Então, se essa for a sua intenção, organize essas questões o quanto antes para evitar problemas ou atrasos na mudança.

Avalie os custos com alimentação e lazer

Nem só de estudos se calcula o valor de um intercâmbio nos EUA. Por isso, avalie bem suas oportunidades de lazer, faça uma lista com possíveis pontos turísticos americanos para viajar e tenha em mente que o país é repleto de estabelecimentos direcionados para diversão e entretenimento. São centenas de pubs, museus e shoppings prontos para atender aos mais variados perfis de interesse.

Neste meio tempo, você também fará uma pausa para experimentar uma nova lanchonete o fast food, coisas pelas quais os Estados Unidos têm muita fama. A alimentação na rua costuma ser bastante acessível, com opções de até 5 dólares. No total, é interessante reservar pelo menos 200 dólares mensais para este tipo de programa.

A alimentação diária, por sua vez, poderá ser incluída no valor total da sua acomodação. Universidades costumam ter refeitórios próprios com refeições fixas pelo menos três vezes ao dia. Em casas de família, é interessante conversar para saber se você terá que pagar à parte por sua alimentação, se dividirá gastos mensais com compras de mercado ou se será responsável pelo próprio preparo da comida.

Enfim, com base em todos esses fatores, você saberá em média o valor de um intercâmbio nos EUA. Sendo assim, comece a se programar o quanto antes para reunir uma quantia que te dê flexibilidade nas mais diversas oportunidades, economize quando possível na viagem, mas não deixe de aproveitá-la em nenhum momento. Afinal, este é o foco, não é mesmo?

E você, sabia da necessidade de analisar todos os detalhes? Sabe de alguma outra boa dica que possa facilitar esses cálculos? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas a realizarem esse processo com mais facilidade!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *