O valor do networking: saiba mais a respeito!

Blog Português (Brasil) Carreira Inovação & Tecnologia

“Não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece”. Provavelmente você já ouviu essa frase muitas e muitas vezes, certo? É porque ela representa a mais pura verdade. Construir uma boa rede de relacionamentos é uma ação indispensável para qualquer profissional e deve se tornar uma estratégia recorrente para garantir sucesso de empresas e maximizar as oportunidades de negócios.

De uma forma simplificada, networking significa estabelecer contato com outros profissionais. Mas, para que isso aconteça, estar presente nas redes sociais ou distribuir cartões de visitas não são providências suficientes. Para agregar valor a essa prática, é importante investir em outros tipos de interação mais marcantes e que realmente fazem com que as pessoas se lembrem de você e do que você faz.

E como isso é possível? Continue a leitura do texto para entender melhor sobre esse assunto e transformar de vez a maneira como você aborda outras pessoas.

Como ter um networking eficaz?

O valor de um bom networking reside na qualidade de suas conexões. A partir disso, tudo vira consequência: se você tem contatos interessantes, eles com certeza serão ponte para que você conheça outros profissionais. E, então, sua rede será numerosa. Mas como criar esse envolvimento de maneira eficaz e sem ser invasivo? De fato, este pode ser um grande desafio para muita gente.

É fácil encarar essa dificuldade inicial. A verdade é que você precisa circular. Nada de ficar por muito tempo dentro de grupos conhecidos. Liberte-se e tente conversar com quem interessa a você. Não fale, por exemplo, de seu negócio logo a princípio. Pelo contrário, faça perguntas e deixe que o outro fale de si.

Demonstrar esse tipo de empatia é que gera retorno e faz com que a conversa se desenvolva. Mesmo que você não saia daquele ambiente com uma negociação engatada, já terá gerado uma oportunidade poderosa para retomar essa troca de ideias e aproveitar algo daí. Você verá o quanto essa atitude faz mesmo a diferença.

O que fazer para manter o valor da rede de contatos?

Manter a sua rede de contatos aquecida é muito importante. Afinal, mesmo que uma negociação, conversa ou troca de experiências tenha chegado ao fim, não significa que você jamais terá de falar com aquela pessoa novamente. Portanto, é bom se mostrar sempre agradecido e disponível, até mesmo para ser indicado em outras ocasiões e para outras pessoas por quem tem boas lembranças suas.

Mande uma mensagem de aniversário, envie um artigo que escreveu para pedir opinião ou compartilhe uma informação ou dado que achou interessante. Todas essas pequenas faíscas geram novas conversas e abrem novos horizontes para um novo projeto. Seu negócio, é claro, é o que mais se beneficia através de um networking de sucesso.

Mas tenha em mente que isso também é muito bom para sua vida pessoal. Quando o relacionamento passa a ser autêntico, amizades surgem e a troca de confidências também. Você pode aprender coisas que nem imaginava simplesmente porque a pessoa confia em você e aplicar isso em sua realidade para melhorar seu desempenho pessoal ou profissional.

Quais são os benefícios dessa prática?

Networking de valor é aquele que ajuda a enxergar seus colegas de mercado como profissionais, não como inimigos. Se você consegue fazer isso, então só terá bons frutos a colher com a prática, como ver a sua empresa deslanchar. Dividir informações e contribuir com conhecimento é uma excelente maneira de mostrar que você não está acima de ninguém e se preocupa em ajudar a todos.

A rede de contatos também serve para que você comece a vender mais. Não, você jamais deve abordar alguém com esse intuito logo de cara. Mas se você tem jogo de cintura, uma boa postura e um papo agradável, pode ter certeza absoluta que alavancar as vendas é algo que acontecerá com toda a naturalidade possível.

Com o tempo, você e sua empresa podem até mesmo se tornar referência nesse quesito. Na medida em que você estabelece contatos, fica mais perceptivo e detalhista. E, dessa forma, se mostra mais preparado para lidar com diversos perfis de pessoas, sem dificuldade alguma. Isso só faz com que mais gente chegue até você, seja por admiração, por curiosidade ou por interesse genuíno.

Como iniciar um contato de valor?

É muito importante não se mostrar invasivo ao iniciar um contato. Aquele que tem valor muitas vezes começa com uma simples conversa na internet e aos poucos evolui para fora de dispositivos móveis. Mande mensagens, compartilhe conteúdo e pergunte, assim que sentir segurança, quando essa experiência pode passar para a vida real.

Para não se desgastar à toa, selecione bem com quem fala. Essa é uma excelente tática até mesmo para não ter imagem de inconveniente em meio a tantas pessoas com os mesmos objetivos. Se preciso for, peça para que alguém em comum faça as devidas apresentações. Isso ajuda a quem é mais tímido a não perder uma boa oportunidade e a evoluir suas habilidades de comunicação, característica de qualquer empreendedor de sucesso.

Seja esperto. Se um evento é muito disputado e tem profissionais renomados de seu interesse, chegue mais cedo. Ou, para não ficar confuso na hora da troca de conversas e passar mais segurança, pense em perguntas e tópicos para não perder tanto tempo com amenidades que quebrem o gelo. Não há fórmula mágica para conseguir esse feito. O importante mesmo é descobrir o que funciona para você e aperfeiçoar ao máximo a construção de seu networking.

Enfim, estabelecer essa rede é indispensável para o crescimento de qualquer negócio. Mas também é um processo delicado para firmar amizades e, principalmente, encontrar pessoas com interesses similares. Ao cultivar conexões desse tipo, seu networking começa a aumentar de maneira espontânea, enquanto você e seu negócio evidenciam sua reputação exemplar.

Com um pouco de paciência e dedicação, seu capital social ganha mais valor e solidifica relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais. Por isso, deixe a vergonha de lado e aposte em suas melhores características para fazer tudo isso valer a pena.

E então, com base em todos esses elementos, você considera o seu networking valioso? Tem alguma prática especial para desenvolver sua rede de contatos? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas experiências aqui no blog.