Como são escolhidos os funcionários que vão ganhar uma promoção?

Blog Português (Brasil) Carreira

Gerentes de setor e gestores de negócios não distribuem promoções de maneira repentina. Ao contrário: eles observam ativa e atentamente o profissional em busca de sinais específicos de que está verdadeiramente pronto para conseguir a promoção. Nesse processo, múltiplos fatores entram em jogo para aperfeiçoar a avaliação de desempenho e de progresso de cada membro da equipe.

Só depois de muitos olhares críticos e alguns projetos finalizados é que aqueles que têm poder de decisão conseguem filtrar quem realmente está apto a ser promovido. A escolha, afinal, é de grande responsabilidade, e eles não podem se arriscar em promover alguém que não tenha de fato as qualidades que procuram.

Mas então, que qualidades são essas? Em que habilidades e características você deve ficar de olho? Se quiser conhecê-las, continue a leitura desse artigo. E, é claro, não deixe de se esforçar para ter todas elas bem nítidas em sua postura profissional.

Os gestores procuram por colaboradores com iniciativa

Uma das principais maneiras pelas quais um gestor ou gerente identifica um colaborador que é promissor é quando observa quantas orientações ele exige de seus supervisores. As primeiras pessoas na fila de uma promoção geralmente demonstram iniciativa, seja para tomar decisões, para alavancar projetos ou mesmo para adiantar determinada atividade.

Implementar algum tipo de solução para determinados casos, sem ser requerido para tal, é um grande diferencial aos olhos dos gestores.

Eles também analisam números e métricas individuais

Os números e estatísticas não são de forma alguma o único fator que administradores levam em conta. Mas, sem dúvida, carregam muito peso na hora de analisar quem mereceria galgar mais degraus dentro da empresa.

Os gestores procuram funcionários cujo desempenho e impacto no trabalho são quantificáveis ​​de alguma maneira. Isso pode ser observado por meio de números de vendas, no desempenho ano após ano, nas pontuações de atendimento ao cliente ou em dezenas de outras métricas. É conveniente que você identifique quais métricas são relevantes para seu trabalho no futuro, pois elas vão orientar a análise de seu chefe ou de quem está à frente das decisões.

Valorizam quem assume a responsabilidade

Outro sinal certeiro de que um funcionário está pronto para ter uma promoção é quando ele consegue assumir uma quantidade maior de responsabilidades. Isso pode acontecer de várias formas, desde assumir (com sucesso) mais trabalho ou até mesmo ter um papel maior em um projeto de equipe.

Os gestores com certeza estarão atentos sobre como cada pessoa lida com a responsabilidade que lhe foi atribuída. Eles buscam garantir que a performance do colaborador continue forte, para que ele não desista ou desanime diante de percalços e nem fique sobrecarregado.

Querem pessoas que ofereçam soluções em vez de reclamações

Todo mundo reclama, mas poucas pessoas realmente agem ou dão boas ideias para solucionar os problemas que aparecem. Os gestores procuram funcionários que, mesmo que façam uma reclamação eventual, tragam em contrapartida um recurso viável para “apagar o incêndio”.

Colaboradores de destaque podem oferecer soluções e executar todas as etapas necessárias para resolver conflitos. Não é uma questão de nunca reclamar, apenas de ter em mente que suas anotações construtivas e contribuições positivas superam suas reclamações.

Eles avaliam as habilidades de cada um

As promoções quase sempre vêm com aumento da carga de trabalho e, por vezes, exige que o colaborador comece também a gerenciar outras pessoas. Nesse cenário, as habilidades como a comunicação, resolução de conflitos e atitude, por exemplo, serão incrivelmente importantes para os líderes.

Os gestores querem colaboradores que desejam se desenvolver e liderem novos projetos com frequência, pois são nessas oportunidades que ele pode delegar tarefas com confiança, criar equipes de alto desempenho ou atuar como mediador em um conflito, e assim mostrar do que realmente é capaz.

E procuram pessoas que querem aprender

Os gestores querem ver um funcionário que reconhece que não sabe tudo. Eles procuram os funcionários que sabem que há sempre espaço para crescimento e melhoria, e que gostam de assumir novos desafios em diferentes áreas de interesse justamente para aprender e conhecer mais sobre a empresa e seu negócio.

Uma das melhores maneiras de demonstrar isso é procurar ativamente maneiras de aprender no trabalho, mesmo que sua responsabilidade em um projeto não seja expressiva de imediato: essa, inclusive, pode ser a chance de demonstrar que você consegue ir mais além daquilo que tem desempenhado até o momento dentro da empresa.

Eles solicitam feedback de outros gestores e de seus colaboradores

Os gerentes de setor e gestores de negócio não tomam decisões sozinhos e geralmente usam como referência as avaliações de desempenho e a opinião de outros supervisores para ter uma ideia melhor de como os funcionários estão fazendo seu trabalho. Eles monitoram o que seus colaboradores fazem com o feedback que receberam.

Observam também os funcionários que fazem melhorias e implementam mudanças com base nas discussões e novas orientações. Os gestores ainda tomam notas sobre os funcionários que os procuram ativamente e pedem feedback, pois são esses que demonstram real interesse em crescer e em dar passos maiores dentro da organização.

Os bons gestores ouvem o que os funcionários dizem

Outra maneira pela qual os gestores avaliam a prontidão para ter uma promoção é ouvindo tanto o que os funcionários estão dizendo quanto o tipo de perguntas que estejam fazendo. Os gestores dão atenção a tipos específicos de perguntas, como quando um funcionário examina sobre o processo de promoção, os detalhes sobre uma função de nível superior ou o que eles podem fazer para chegar até o próximo nível dentro de sua área de atuação ou mesmo em um setor diferente daquele com o qual já esteja acostumado.

É melhor ser sutil e fazer perguntas discretas, ao invés de falar diretamente com seu chefe e dizer “eu quero uma promoção”. Ser ponderado mostra que você quer avançar e que, através de seu trabalho, conseguirá mostrar aos gestores que você está pronto. É bastante válido que você expresse o que você quer, é claro, mas com muito tato.

Embora os gestores sempre procurem por colaboradores que estejam “prontos” para receber uma promoção, nem todos entram no radar de imediato. Desse modo, jamais assuma que seu chefe ou gestor sabe que você queira uma promoção. Demonstre esforço em seu trabalho, sempre mostre seu melhor, procure desenvolver suas habilidades, construa relacionamentos saudáveis na empresa e nunca deixe de estudar um pouco mais.

Por fim, agora que você sabe o que gerentes e gestores costumam observar, tente ao máximo se destacar por meio desses pontos. Não se deixe abater por impasses e pequenos problemas, pois os gestores também observam como você lida com essas questões. E, se tiver um dia de trabalho ruim, confira essas 5 dicas para dar a volta por cima e conservar sua postura sempre profissional.