Como funciona um MBA no exterior?

Blog Português (Brasil)

Muitas vezes ingressar numa Universidade renomada no exterior não é uma tarefa fácil. Além do planejamento, escolha do curso e da instituição, é necessário observar como funciona o processo para ingressar no MBA dos seus sonhos. A maioria das escolas exige uma série de pré-requisitos básicos para que o candidato possa se aplicar a um programa desses. Apenas depois de preenchidos é que começa de fato a análise dos famosos “applications forms”. De maneira geral, serão avaliados inicialmente a experiência de mercado do candidato e também seus objetivos profissionais e com relação ao curso. Essa etapa pode ser mais demorada e trabalhosa que você imagina, por isso não cansamos de reforçar: planejamento é fundamental. O ideal é que você dedique de seis meses a um ano para se preparar com tranquilidade e cumprir os prazos sem maiores problemas. Portanto, tenha em mente que as universidades não estão preocupadas apenas com o seu currículo e situação financeira. Elas irão te avaliar com um todo e é preciso provar que você realmente merece ser escolhido para ocupar uma vaga ali. Está pronto para a batalha? Saiba como se preparar para se aplicar a um MBA no exterior:

PLANEJE

Ele, sempre ele! Você já deve estar cansado de ouvir sobre planejamento por aqui. Mas o fato é que sem uma organização detalhada você dificilmente irá conseguir ingressar no curso que escolheu. Portanto, neste momento, escolha com cuidado a universidade e o curso para o qual irá concorrer. Saber justificar essa escolha também é muito importante. Numa futura entrevista ou até mesmo no formulário de aplicação, em algum momento será perguntado: por que você escolheu esta universidade e este programa? Então seja sincero e reflita como o curso irá contribuir para a sua carreira, porque a universidade é a ideal para você e como tudo isso irá refletir na sua vida. Sendo assim, pesquisar é essencial. Tenha na ponta da língua os detalhes do curso, o perfil da universidade e as vantagens de fazer parte do seu corpo discente. Para isso, acesse o site da instituição, encontre grupos de alunos e ex-alunos nas redes sociais, leia depoimentos, interaja e peça dicas. Estar bem informado e ter um discurso coerente dá uma boa vantagem nesta etapa.

DOCUMENTOS

Em seguida, verifique todos (todos mesmo) os documentos exigidos pela instituição e comece a reunir tudo. Só depois de ter todos os documentos em mãos e digitalizados você deverá iniciar o application no site da universidade. Geralmente será pedido no momento da inscrição o seu Histórico Escolar (da graduação), Currículo Profissional e Cartas de Recomendação. Além dos documentos, você provavelmente precisará fazer uma prova de admissão. Ainda não será nada envolvendo conhecimentos específicos. A maioria das vezes esse teste é com foco em raciocínio lógico, mas não se engane, também é preciso estudar para alcançar uma boa nota aqui. De acordo com informação da Época Negócios, os candidatos costumam dedicar quatro a cinco meses de estudo para sair bem. Então fazer simulados e estimular o raciocínio lógico antes da prova faz toda a diferença. As próximas etapas poderão incluir uma redação na qual o candidato deverá falar sobre as suas experiências pessoais e profissionais, objetivos de carreira e incluir também o que dissemos anteriormente sobre justificar a escolha do curso e da instituição; uma entrevista, que poderá ser por telefone, online ou até mesmo presencial; e um vídeo respondendo a algumas perguntas enviadas pela universidade. Este último item não é exigido por todas, mas caso faça parte do seu application é bom estar preparado. Pronto, com todo este material reunido você está preparado para iniciar a sua inscrição. Mas não esqueça, estes documentos deverão estar no idioma do local para o qual você está se candidatando. Muitas universidades americanas exigem inclusive uma tradução oficial, por isso procure o SINTRA (Sindicato Nacional dos Tradutores) para obter uma ideia de valores e contratar o serviço de um tradutor profissional.

PROFICIÊNCIA

Por fim, um documento essencial para a maioria das instituições é o certificado de proficiência. Como sua obtenção pode ser mais trabalhosa, decidimos colocar separado dos outros. O exame de proficiência é uma prova para comprovar a sua compreensão auditiva, leitura, escrita e fala de uma língua. Por isso, é preciso realmente se preparar muito para conquistar o seu. Os certificados mais comuns exigidos nos programas de MBA no exterior são GMAT ou GRE e o TOEFL ou IELTS. Portanto, caso tenha alguma insegurança ainda com o seu nível de conhecimento do idioma, procure professores e cursos preparatórios específicos para o exame. O teste costuma ser caro e caso você não passe, é possível que seja necessário esperar um tempo até estar apto a fazer um novo, então não vacile e evite perder tempo (e dinheiro).

Em geral, é assim que funciona para ingressar em um MBA no Exterior. Claro que alguns itens podem mudar de acordo com a universidade escolhida, por isso pesquise bastante, planeje e esteja preparado para tudo. Temos certeza que com esforço e dedicação você irá garantir a vaga que dará aquele up na sua carreira.