Como financiar um MBA no exterior?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Apesar de ter um custo-benefício extremamente compensatório, a mensalidade de um MBA no exterior assusta alguns profissionais. De fato, o investimento é alto, mas basta uma pitada organização financeira para que este sonho finalmente saia do papel. Algumas escolas sabem muito bem deste pequeno impasse e oferecem descontos ou condições especiais para alunos internacionais.

No entanto, não dá para contar com a certeza deste benefício. A melhor saída é mesmo se preparar, pesquisar bastante e entender as vantagens e detalhes de todas as opções que estão ao seu alcance. O importante é não desistir desse objetivo e manter o foco em alcançá-lo, sem sair de sua realidade ou fazer dívidas que podem prejudicá-lo mais tarde.

Portanto, para não errar, descubra neste artigo como financiar o curso com tranquilidade e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Pegue papel, caneta e calculadora e comece a se planejar agora mesmo!

Linhas de crédito brasileiras para MBA no exterior

No Brasil, algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito para quem deseja cursar MBA no exterior. Portanto, esta pode ser uma das opções consideradas por você para vencer as questões financeiras. Existem diversos tipos de planos em vários bancos nacionais, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e HSBC.

As negociações devem ser realizadas diretamente com o gerente ou com o fundo monetário e, assim que firmadas, precisam ser informadas à universidade. É importante, porém, ficar de olho nas exigências que essas instituições fazem. Algumas aceitam a liberação da linha de crédito apenas para universidades reconhecidas pelo MEC ou estipulam um limite de parcelas para a quitação do financiamento.

Caso seu nome esteja listado em órgãos como Serasa e SPC, o serviço provavelmente não poderá ser utilizado. Portanto, se informe a respeito de todos esses detalhes antes de procurar um banco, para não perder tempo e conseguir estabelecer uma proposta que seja ideal para sua real necessidade. E lembre-se: os juros serão incluídos no pagamento das mensalidades, então ao fazer as contas, não deixe de adicionar este gasto a mais para fazer um bom planejamento financeiro.

Linhas de financiamento por instituições de ensino

Boa parte das melhores universidades do mundo, que estão localizadas nos Estados Unidos, Canadá e Europa, também oferecem uma linha de financiamento para estudantes estrangeiros. Em alguns casos, o financiamento abrange até 100% do custo total de um MBA no exterior, que dura aproximadamente dois anos. Dentro deste incentivo está a mensalidade paga a escola e o custo de vida do aluno.

Juros e prazos oscilam conforme a instituição de ensino. Contudo, em comparação às condições brasileiras, muitas delas apresentam muitas vantagens mais. Os juros estudantis costumam variar entre 6 e 7% ao ano, e o prazo para quitação do financiamento pode ser feito em até 25 anos. Neste caso, algumas exigências também são feitas aos estudantes para que eles tenham sua solicitação de auxílio aprovada.

Certas universidades pedem um fiador residente no país, enquanto outras demandam uma documentação completa que comprove que o aluno conseguirá quitar o compromisso. Outras instituições fornecem empréstimo e dispensam um desses dois itens, mas o prazo para pagamento diminuiu para até 15 anos. Em uma universidade internacional, mais da meta dos alunos recorre a este recurso, que é concedido sem maiores burocracias se o perfil e as exigências estiverem de acordo com as determinações impostas.

Oportunidades de bolsa de estudos

Assim como em outros cursos de graduação e pós-graduação, as universidades também disponibilizam oportunidades de bolsa de estudos para alunos internacionais que desejam fazer MBA no exterior. Elas podem ser concedidas por mérito ou por necessidade, se houver a devida comprovação para essa última opção. Periodicamente, as vagas são abertas alguns meses antes de o ano letivo começar, pois o processo leva tempo e precisa ser minuciosamente analisado pela instituição de ensino.

As bolsas cobrem de 10 a 100% do valor total do curso. O histórico acadêmico e profissional do aluno passam por exames, assim como sua renda salarial nos anos anteriores ao ingresso no MBA. A depender da modalidade da bolsa, é preciso investigar também quais são suas condições de viver em um novo país e se a empreitada começará com o aluno empregado, porém afastado da empresa, ou totalmente desligado de qualquer organização.

Para aumentar as chances de conseguir uma bolsa de estudos, é interessante pesquisar bastante a respeito das oportunidades. Por exemplo, existem vagas destinadas exclusivamente para candidatos que apresentem perfil de liderança ou talento para negociações. Então, além disso, nunca é demais se preparar para as entrevistas, cumprir as datas de envio dos formulários, redações e cartas de recomendação, e rechear o currículo com boas experiências e indicações.

Modelo de financiamento community financing ou peer-to-peer

Existe ainda outra fonte de financiamento menos tradicional para cursos de MBA no exterior. É um modelo chamado community financing, conhecido também por peer-to-peer. Ele consiste em um grupo de investidores, que podem ser empresas, organizações ou pessoas físicas, que se dispõe a financiar grupos de alunos de pós-graduação e MBA de todo o mundo, como forma de apoio às futuras gerações de profissionais.

Os empréstimos, denominados “loans“, são realizados através de plataformas específicas, como o Prodigy Finance. Todo o processo de inscrição e análise de documentação é menos burocrático, o que oferece boas chances de aprovação e uma concorrência menos acirrada. Em comparação a todos os outros tipos de financiamento para o curso, este é o que oferece as melhores condições de quitação, juros menores e prazos mais ajustáveis à realidade do estudante.

Como você pode ver, as opções para financiar um MBA no exterior são versáteis e se encaixam em diversos perfis de estudantes. Para escolher a melhor alternativa, estude bem a sua vida financeira, suas ambições para viver em outro país e o valor de suas economias, para programar as parcelas ou até mesmo apostar em uma entrada que facilite o financiamento.

E você, ficou interessado por alguma dessas linhas de financiamento? Qual é a sua opinião a respeito desse incentivo? Deixe um comentário logo abaixo e conte sua opinião a respeito do assunto!