Como é um intercâmbio de férias?

Depois de um semestre repleto de compromissos e responsabilidades, é hora de curtir um mês de descanso, certo? Para muita gente, sim. Mas esta também é a época do ano em que várias pessoas aproveitam realizar um grande sonho: estudar fora do Brasil. Com a quantidade de tarefas diárias, por vezes é difícil conseguir passar um tempo maior no exterior sem atrapalhar a programação de costume.

Por isso, cursos de duração menor durante este período conquistam mais interessados a cada dia. Mesmo que não seja longa, a experiência ainda é intensa e acrescenta muito na bagagem pessoal e profissional de qualquer pessoa. E é importante se planejar para ela, porque existem muitos trâmites burocráticos e de documentação que devem estar em dia para uma viagem segura e produtiva.

Deseja saber melhor como é um intercâmbio de férias? Então acompanhe este artigo, atente-se para todos os detalhes de cada processo necessário e prepare-se para ter uma viagem inesquecível, repleta de novidades e aprendizado.

Como iniciar o processo para fazer um intercâmbio de férias?

Você sabe que tem apenas um mês, ou até mesmo vinte ou quinze dias, para se dedicar ao intercâmbio de férias. Como o tempo é mais curto, é preciso definir exatamente seu objetivo: o que você pretende com essa experiência? Existem diversos tipos de cursos de curta duraçãoque podem atender suas expectativas, como cursos de idiomas, cursos de verão e imersões.

Com qualquer escolha, você sai ganhando. Contudo, ela deve ser cuidadosa, uma vez que as passagens precisam ser compradas, as inscrições realizadas nas datas corretas e os documentados enviados. Lembre-se que é preciso estar bastante organizado financeiramente, pois muitas escolas e universidades pedem que o estudante tenha um fundo reserva na conta para lidar com qualquer imprevisto.

Caso você tenha dificuldades com esta decisão e seus processos, conte com a ajuda de uma agência de viagens ou de uma instituição de ensino brasileira que tenha parceria com outras instituições no exterior. Assim, você encontrará um programa que combine com seu perfil e terá mais garantia e segurança desde o momento da viagem até seu retorno.

Como são as aulas neste tipo de viagem?

As aulas de um intercâmbio de fériaspossuem a duração média de quinze dias a oito semanas. De acordo com o programa adquirido, você poderá ter que frequentá-las diariamente ou apenas alguns dias na semana. Em alguns casos, elas são intercaladas com atividades práticas, workshops, palestras e até mesmo passeios que possam ilustrar o conteúdo ministrado.

Como o período é de férias, muitas vezes as aulas acontecem em apenas um período do dia para que os estudantes também tenham tempo para conhecer a cidade e aproveitar diversas oportunidades culturais. Então, se seu intuito também for descansar e passear, esteja atento à grande horária.

É fundamental estar atento aos pré-requisitos para participar desses cursos antes de se inscrever. Algumas instituições exigem coisas muito específicas, como ter cursado ao menos um ano de faculdade no Brasil, alguns meses de experiência profissional comprovada ou ter um histórico acadêmico com notas acima de 6,5 em uma média de 10 pontos.

Onde os estudantes ficam hospedados?

Normalmente, os estudantes que participam de intercâmbiode fériasficam hospedas em casas de famílias nativas do país. Por ser um período menor, esta é uma ótima oportunidade para conviver mais com a cultura e os hábitos locais e ainda treinar a língua. Porém, existem opções para quem ainda assim prefere ter um pouco mais de privacidade.

Algumas universidades disponibilizam alojamentos para seus alunos, com algumas refeições inclusas. As escolas de idiomas, por não terem uma estrutura física tão grande, podem não oferecer esse mesmo tipo de acomodação, então verifique essa questão ao contratar seu programa de viagem. Mas se você estiver em viagem com sua família, talvez a melhor opção seja mesmo permanecer em um hotel.

Para esta última escolha, os cuidados devem ser redobrados. É essencial realizar a reserva com antecedência e garantir os quartos por todo o período de duração do curso. Tenha em mente que essa é uma alternativa talvez mais confortável para esta situação, mas também mais cara e que não proporciona um contato tão direto com o país e seus habitantes.

Quais são os valores e métodos de pagamento?

Os valores de um intercâmbio de férias variam bastante. Eles oscilam conforme o curso que você vai fazer: enquanto aqueles para aprendizado de idiomas pode ter um valor mais acessível, os que possuem cunho acadêmico ou profissional costumam ter um preço um pouco mais elevado, que depende até mesmo da quantidade de aulas ou do corpo docente responsável pelas aulas. Portanto, não encare esses gastos como despesa, e sim como um investimento para sua carreira.

Se você não possui dinheiro suficiente para cobrir toda a viagem, mas não quer que as férias passem sem essa experiência, não se preocupe. Mesmo cursos menores oferecem vagas para bolsas de estudosparciais ou integrais e vale a pena estudar, se preparar e aplicar. Algumas instituições abrem vagas específicas para estudantes internacionais ou de uma nacionalidade específica, por isso fique de olho para não perder a chance.

Confira também se o programa inclui o valor das passagens e de demais taxas extras que as instituições cobram para não ser pego de surpresa. E, ao escolher o local para onde irá viajar, avalie o custo de vida, o preço de atrações turísticas, a necessidade de transporte público ou táxis e a alimentação extra que você provavelmente fará para experimentar novidades gastronômicas.

Pronto! Agora que você sabe como é um intercâmbio de férias, pode começar a planejar essa viagem o quanto antes, para ter calma em todas as decisões e manter todos os processos em dia. Vale a pena investir nesse passeio e, quem sabe através deles, você ainda abre outras portas para um retorno mais longo em um futuro próximo.

Esse artigo foi útil para você? Qual dessas informações foi a mais importante para ajudar em sua programação? Já sabe para onde vai viajar? Deixe um comentário aqui no blog com a sua opinião!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *