Como conseguir uma bolsa de estudos para estudar liderança no exterior?

Cargos de gestão e liderança requerem muito preparo de um profissional. Afinal, trabalhar diretamente com pessoas de modo a mantê-las motivadas, unidas e engajadas é uma tarefa extremamente desafiadora. Diante de um mercado cada vez mais exigente, validar a presença de um líder é fundamental até mesmo para criar diferencial competitivo dentro de uma empresa.

Mas então, como desenvolver capacidades e se manter sempre atualizado para assumir essa responsabilidade? A resposta está em estudar sobre esse assunto fora. A experiência obtida em outro país é uma forma de ganhar um olhar mais à frente de nosso tempo e aprender técnicas e práticas diferenciadas nas mais diversas áreas de atuação. Não consegue arcar com esse investimento ainda? Não se preocupe.

Neste artigo, você aprende como conseguir uma bolsa de estudo para estudar liderança no exterior e pode se preparar melhor para essa jornada. Confira!

Decida que tipo de líder você quer ser

Para aplicar para uma bolsa de estudo, você precisa ter seus objetivos acadêmicos muito bem definidos. Sendo assim, a primeira providência a se tomar nesse processo é decidir que tipo de líder você quer ser. Estudar liderança no exterior permite que você explore diversas maneiras de atuar na área, mas é preciso que você tenha um campo de interesse bem definido.

Em geral, é fundamental ter uma formação prévia antes de se candidatar para um curso com essa abordagem. Direito, Psicologia, Negócios e Engenharia são algumas das graduações que mais procuram pela especialização, assim como áreas com foco em tecnologia. Em seguida, é preciso analisar o programa do curso para ter certeza de que ele se encaixa no que você busca.

Cursos de liderança envolvem questões práticas, como planejamento, gestão de projetos e treinamento de equipes. Porém, a depender do direcionamento que você escolher, também poderá estudar maneiras de exercitar sua criatividade, melhorar sua comunicação, definir prioridades e delegar tarefas, características também essenciais em um líder.

Escolha uma boa universidade para estudar liderança no exterior

Grande parte das universidades estrangeiras com foco em Negócios e Administração possui cursos voltados para quem deseja estudar liderança no exterior. Por isso, é importante encontrar aquela que se encaixa em suas expectativas e se informar a respeito de datas e oportunidades de bolsa de estudo.

Normalmente, as datas e prazos são divulgadas no próprio site da instituição de ensino. Mas se você estiver com dificuldades em acessar essas informações, uma dica é procurar por empresas e instituições brasileiras que possuem convênio com essas universidades. Assim, você consegue dar início ao processo seletivo com mais organização e não corre risco de se atrasar.

Lembre-se de averiguar se a bolsa de estudo disponibilizada é integral ou parcial, e se o valor que ela cobre se encaixa em sua realidade. Verifique também se ela abrange detalhes como hospedagem e alimentação, do contrário, você terá que se preparar para esse tipo de despesa.

Observe o que será oferecido no curso

Estudar liderança no exterior significa entender melhor como empresas de grande porte e de renome mundial atuam na área. Por isso, é muito importante observar o que o seu programa de bolsa de estudo vai oferecer e que vai além das disciplinas normais, ministradas em salas de aula. A prática e a vivência é que farão verdadeira diferença em sua vida profissional, então garanta que elas façam mesmo parte de sua rotina de estudos.

Confira se você terá também acesso a estágios e monitorias, para começar a exercer seu conhecimento antes mesmo de finalizar o curso. Se ele ainda contar com visitas, workshops e palestras com profissionais, melhor ainda. E, ao pesquisar a respeito dos objetivos do curso em questão, tenha certeza de que ele tem seu foco em inovação e em estratégia, dois complementos indispensáveis para quem deseja liderar.

Se você estiver em dúvida entre alguns cursos ou universidades, vale a pena buscar a opinião de quem já participou deles, especialmente se a pessoa consultada tiver um perfil de liderança parecido com o seu. Com isso, você consegue saber mais sobre o curso e até mesmo sobre a própria instituição de ensino antes mesmo de conhecê-la de perto.

Prepare-se para as etapas do processo para conseguir bolsa de estudo

Estudar fora liderança requer domínio da língua para país em que você vai viver, seja para um curso de curta duração ou para outro mais longo, como o mestrado ou o MBA. Portanto, a primeira etapa para aplicar para bolsa de estudo é realizar testes e provas de proficiência que tenham validade na instituição escolhida.

Os cursos de Liderança costumam ter duração a partir de 36 semanas, então é fundamental que você tenha certeza de que pode permanecer fora do Brasil durante esse período. Além disso, a idade mínima para que o estudante possa aplicar para o processo é de 18 anos. Nesse caso, não é preciso que ter a graduação concluída, mas todo o histórico acadêmico e profissional até o presente momento deve ser devidamente traduzido para envio.

O futuro grande líder também precisa apresentar uma redação, que conta sobre suas habilidades e capacidades de liderança, mas, mais importante que isso, deve apostar em boas cartas de recomendação. São necessárias no mínimo duas, de preferência que sejam de pessoas que já constataram sua atuação profissional e tem algo positivo a dizer sobre isso.

Uma entrevista também será realizada ao final do processo, tanto para conhecer melhor o aluno quanto para atestar sua desenvoltura e interesse pelo assunto. Por fim, é preciso ter comprovação financeira para demonstrar que você realmente necessita da bolsa de estudo e que, se ela for apenas parcial, você consegue se manter no país sem enfrentar problemas.

Estudar liderança no exterior é, com certeza, uma grande oportunidade para que você consiga entender melhor as necessidades do mercado e enxergar mais além de suas possibilidades como líder. Com bolsa de estudo, essa experiência é ainda mais gratificante, pois mostra que diante de diversos concorrentes, você agiu com a postura adequada de liderança desde os primeiros momentos.

Pensa em apostar em uma bolsa e passar um tempo fora para estudar sobre esse tema? Já atua como líder ou gestor e pretende se especializar em alguma área específica? Compartilhe seu relato conosco e deixe um comentário logo abaixo!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *