Como Concorrer a Bolsas de Estudo no Exterior?

Blog Português (Brasil)

Estudar fora! Difícil encontrar alguém que já não tenha sonhado, pelo menos uma vez, em fazer um intercâmbio e poder colocar no currículo que já teve a oportunidade de aprender com renomados professores estrangeiros, nas melhores universidades internacionais. Para muitos, arrumar as malas e sair mundo afora ainda é um sonho que parece distante de ser realizado. Mas, como a gente gosta de falar de coisa boa, o post de hoje é especial para aqueles que querem tirar a ideia de fazer um intercâmbio do papel.

Abaixo, listamos algumas dicas essenciais para você conseguir uma bolsa de estudo no exterior. Embarque com a gente!

Primeiramente, confie no seu taco

Uma recente pesquisa feita pelo Linkedin mostrou que muitos dos brasileiros não se sentem confortáveis em falar sobre suas conquistas. Apenas 42% dos profissionais entrevistados estão abertos para conversar sobre suas realizações em relação a projetos, estudos e carreira. Para muitos, falar de conquistas pode soar como arrogância. Mas, no mundo de quem quer alcançar mais um degrau na escada do sucesso, vender o seu peixe é tarefa obrigatória. Uma dica para tirar a inibição é escrever antes de se apresentar. Liste todas as suas conquistas relevantes: tudo o que você já estudou e as instituições por onde passou, os diplomas que conquistou, as empresas onde trabalhou e os projetos que teve a oportunidade de participar. Com a colinha em mãos, também vale treinar na frente do espelho, com os amigos, familiares e até sozinho em casa, falando em voz alta. O importante mesmo é botar para fora os bons motivos que fazem de você um merecedor de uma bolsa de estudo no exterior.

Seja organizado

Faça um planejamento e não corra o risco de perder nenhum prazo. Além disso, vale ter em mente que, além da instituição de ensino, você precisará resolver outras questões da viagem como passaporte e visto, passagem aérea e hospedagem, seguro-viagem, entre outras. Lembre-se, além de batalhar por uma bolsa de estudo no exterior, você terá que se preparar para uma viagem internacional.

O que estudar?

O LAIOB oferece intercâmbios para diversos estilos e perfis. Aqui, deixamos o destaque para os cursos de marketing e gestão, oferecidos em parceria com a The University of Akron, instituição com lugar cativo na lista das Top 50 universidades públicas norte-americanas e que também carrega em seu portfólio um dos melhores programas de MBA dos Estados Unidos. Com o LAIOB, você tem a oportunidade de carimbar seu currículo nesta universidade com bolsa de estudo de 50% sobre o valor total do programa. Os cursos possuem duas semanas de duração e incluem, além das aulas, visitas a importantes empresas da região e certificado de conclusão.

Como conseguir uma bolsa de estudo no exterior com o LAIOB?

Para se candidatar, basta preencher o Application Form. Os aprovados nesta primeira fase serão entrevistados via telefone ou Skype. Para aprovação no programa de bolsa de estudo no exterior, serão levados em consideração critérios como histórico acadêmico, currículo profissional e nível de conhecimento da língua inglesa. Vale lembrar que todas as etapas serão realizadas em inglês.