Aumente o engajamento dos colaboradores em até 300% com a prática de feedbacks diários

Blog Português (Brasil)

Todos sabem que os sistemas e práticas tradicionais de gerenciamento de desempenho ainda sobrevivem mesmo com tantas mudanças no mercado. Inclusive, a antiquada avaliação anual de desempenho ainda intimida muitos profissionais. Então, o que fazer para informar os colaboradores a respeito do andamento de seu trabalho de uma forma precisa, porém mais amena?

A solução está em fornecer feedbacks diários, considerados como mais informais e motivadores. É hora de os líderes se adaptarem a este modelo de feedback para ter uma conversa mais humanizada e menos constrangedora com os membros de sua equipe. Porque se eles não estão felizes e não se sentem respeitados, logo não terão mais interesse em fazer parte da empresa.

Hoje, 70% das organizações multinacionais estão se movendo em direção a uma nova abordagem que inclui alinhar objetivos individuais e organizacionais, individualizar o desempenho e o desenvolvimento, revisar o progresso e fornecer feedback com frequência. Se você deseja fazer parte dessa estatística, acompanhe esse artigo e descubra o que deve fazer para adotar essa prática!

1. Esteja em sintonia com o colaborador

Se o seu empregado não se sentir seguro e confortável, dar feedback não tem sentido algum. Por mais que o que se fale seja positivo, as informações não serão recebidas em totalidade de compreensão. Qualquer um que se sinta ameaçado não terá energia para se concentrar e processar o que você diz, o que fica mais grave se o posicionamento for negativo e exigir melhoras.

Portanto, tente ser criativo na abordagem e procure também conhecer um pouco do perfil de seus funcionários. Assim, você conseguirá estabelecer uma linha de raciocínio que seja fácil para compreensão particular de cada e saberá lidar com diferentes reações, opiniões e considerações sem deixar o momento muito pesado.

2. Reconheça o que está funcionando bem primeiro

Em situações assim, apenas três opções costumam vir na mente do colaborador: lutar, fugir ou congelar. Então, primeiro reconheça o que está funcionando bem primeiro. Se você se concentrar nesta informação logo de início, os funcionários se sentirão abraçados, incluídos e valorizados, mesmo se algum impasse ainda esteja em jogo.  Isso os encoraja a reforçar seus pontos fortes e refiná-los continuamente.

Falar a respeito de coisas boas antes de tudo também atua como um ponto de equilíbrio para o feedback. De cara, o colaborador entenderá que ele está em total contribuição com o que é esperado para a empresa, mas que ele ainda pode fazer mais: não porque deve, mas por tem total capacidade para isso. É muito importante ressaltar essa questão, para que ele não se sinta diminuído de forma alguma.

 

3. Seja específico

Este título é auto-explicativo, mas muitas vezes passa despercebido pelos líderes durante a implementação dos feedbacks diários. Apenas dizer a alguém que eles fizeram um bom trabalho em determinado projeto hoje pode ser ótimo para a moral, mas não é um feedback útil. Afinal, ele não oferece nenhum direcionamento a respeito do trabalho que foi realizado.

Portanto, seja específico sempre. Observe o desempenho e as ações de seus colaboradores minuciosamente para saber o ilustrar as pontuações que fizer. Tome esta fala como exemplo: “O que notei funcionou bem: você ligou imediatamente para o cliente hoje para expressar suas preocupações com o projeto e oferecer uma solução técnica”.

4. Mantenha uma conversa curta

O feedback diário não pode tomar muito tempo, então limite seus comentários a apenas alguns itens. Em geral, em um momento de leve tensão como este, as pessoas podem não processar da maneira correta várias informações ao mesmo tempo.  Se você passar muito feedback, elas não se lembrarão de tudo e o benefício será perdido.

Portanto, separe apenas dois ou três itens mais importantes para ressaltar durante a conversa. Não deixe, porém, de anotar suas observações em totalidade para análise posterior. Afinal, um comportamento pode se repetir com frequência e não ser importante em um primeiro momento, mas pode precisar receber uma atenção especial em um futuro próximo.

5. Trabalhe com igualdade nos comentários

Se você listar uma coisa que está funcionando, liste em contrapartida uma coisa que você gostaria de ver acontecer mais vezes. Todos em sua equipe estão fazendo o melhor que podem com os recursos que possuem. Com feedback frequente e construtivo, todos podem melhorar e cada vez mais.

É interessante também abrir espaço para que os colaboradores dêem um feedback diário a seu respeito, com o auxílio deste mesmo formato. Além de ser bom para que você perceba sua atuação como profissional aos olhos de seus colegas, você pode avaliar se o método é mesmo adequado para ser usado e quais são os resultados que ele traz para realmente incentivar mudanças.

E quais são os resultados desses feedbacks?

De fato, dar feedback pode se mostrar uma tarefa difícil. Mas pesquisas recentes indicam que, em comparação com as devolutivas anuais, os feedbacks diários apresentam funcionários seis vezes mais motivados para fazer um trabalho notável, seis vezes mais dispostos a reconhecer a importância desse processo e três vezes mais interessados em se envolver por completo no trabalho.

Portanto, mesmo que um feedback possa ser recebido com certa resistência, não desista de implementá-lo diariamente em sua empresa. Se as dicas deste artigo forem seguidas com precisão, com certeza os resultados serão igualmente assertivos. Então, por que não fazer um teste por pelo menos um mês para ter uma avaliação mais concreta?

É mais provável que o feedback diário seja útil e se torne construtivo, enquanto o feedback atrasado parece mais como avaliação e crítica de erros do passado. Então, vale a pena tentar. Além disso, os funcionários com toda certeza se sentirão gratos por uma mudança nesse processo.

Mesmo que seja um processo difícil de encarar, eles reconhecem sua importância e sabem que ela é necessária para seu próprio desenvolvimento pessoal. Por vezes, simples palavras são o incentivo necessário para que eles realizem um curso de curta-duração, busquem conhecimentos fora do país e se dediquem a criar hábitos para se tornarem pessoas bem-sucedidas. Tudo isso, é claro, refletirá em seu desempenho dentro da empresa em forma de melhorias e todas as partes sairão ganhando muito.

E então, o que achou deste conteúdo? Se ele foi útil para você, não deixe de seguir o LAIOB no Facebook, no LinkedIn e no YouTube. Nossas redes sociais estão sempre repletas de novidades para você, que deseja empreender e crescer no ramo!