5 oportunidades de estudar fora

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Estudar fora é uma decisão muito importante na carreira de um profissional. Ele precisa, muitas vezes, abrir mão de um emprego fixo no Brasil ou aplicar todas as suas economias neste investimento. Além disso, a dedicação deve ser máxima: os horários e a grade curricular dos cursos são bastante exigentes e o aluno costuma passar todo o seu dia nas dependências da universidade para aulas ou atividades extra-curriculares.

Mas nem só de desafios vive um aluno intercambista. A experiência de passar um tempo no exterior para se dedicar aos estudos é muito gratificante e traz inúmeros benefícios, como o domínio de um novo idioma, a aproximação de uma cultura diferente e um diploma internacional que faz toda a diferença em qualquer currículo. E as coisas boas não param por aí: com esse tipo de estudo, muitas oportunidades novas surgem pelo caminho.

E então, basta apenas a força de vontade do estudante para fazer com que elas aconteçam. Quer conhecer algumas para se inspirar e definir melhor seus objetivos? Então confira este artigo e comece agora mesmo a traçar seu planejamento!

1. A perspectiva de crescer profissionalmente

Ter um curso internacional no currículo sem dúvidas agrega muito valor na trajetória de qualquer profissional. Como ele consegue se destacar em meio aos concorrentes, abre muitas portas em grandes empresas e ganhar um excelente reconhecimento em seu meio de atuação. Cursos de curta duração, MBAse mestradosestão entre os mais procurados por estudantes de todo o mundo, justamente por proporcionar essa oportunidade tão especial e importante.

A experiência de estudar foraajuda a crescer profissionalmente também porque amplia bastante a visão de negócios dos estudantes. Em outros países, o mercado está muito mais preparado para enfrentar mudanças e desafios que ainda não chegaram ao Brasil.

Portanto, o aluno consegue angariar um conhecimento bastante específico que ajudará a prever e solucionar várias situações quando retornar ao nosso país e assumir um cargo em alguma empresa. Caso ele decida permanecer no exterior, ele estará totalmente preparado e já conhecerá muito bem o terreno.

2. A chance de ter contato com profissionais renomados

Estudar foraé uma oportunidade única de ter contato com profissionais renomados internacionalmente. CEOs, líderes e gestores de grandes empresas dão aulas nas universidades e estão sempre próximos aos alunos para tirar dúvidas e estabelecer até mesmo um relacionamento mais profissional, que gera indicações e recomendações.

Para completar, os alunos ainda têm a chance de visitar startups e corporações de nível mundial, para acompanhar a rotina de trabalho ou simplesmente participar de workshops e palestras. A vivência é bastante intensa e ajuda os estudantes e entenderem melhor as novas tendências corporativas e como elas são aplicadas na prática.

Além disso, eles têm a possibilidade de absorver um pouco da cultura organizacional do lugar e aplicar essa percepção posteriormente em seu local de trabalho, para gerar melhorias e apostar em inovações. Ou seja, é uma verdadeira imersão no contexto de negócios e que gera uma novo ponto de vista dentro do segmento ou área de interesse do profissional.

3. A possibilidade de fazer um bom networking

Ao estudar fora, você tem a oportunidade de conhecer diversas pessoas de todos os lugares do mundo. Elas pensam diferente de você, têm novos conhecimentos para compartilhar e enxergam o mercado de um jeito bastante específico. A junção de todos esses fatores possibilita ao profissional construir um excelente networking, tanto para projetos de trabalho quanto para amizade e trocas de ideias.

Manter contato com essa variedade de pessoas nunca é demais. Com o passar do tempo, sempre haverá assunto para colocar em dia e novidades para contar. A partir disso, é possível desenvolver parcerias à distância, realizar novas viagens e abrir novos caminhos para mostrar seu trabalho mundo afora. Então, ao chegar em seu novo país, não deixe de ser simpático, converse sempre que seu colega se mostrar interessado e fortifique esses laços para colher bons frutos no futuro.

4. Um cenário incrível para treinar habilidades específicas

Algumas habilidades específicas são colocadas a prova a todo o momento para quem começa a estudar fora. Falar uma nova língua, por exemplo, é essencial para entender as aulas e precisa ser uma capacidade totalmente desenvolvida para gerar bons resultados nos estudos. Por vezes, o estudante nem sabe até onde pode chegar, mas exigência de se fazer uso daquilo é tão grande que ele acaba ficando treinado e descobre uma facilidade surpreendente.

O mesmo vale para a comunicação. Em um novo país, nem sempre basta falar a língua para se comunicar bem. Todo local tem seus costumes, hábitos e percepções de linguagem que são necessários para estabelecer contato e passar mensagens corretas. Com isso, é possível trabalhar muito bem a oratória e a desenvoltura. O profissional acaba por se transformar em uma pessoa muito mais segura e confiante, pronta para defender qualquer conceito no mundo dos negócios também.

5. Uma ocasião para se conhecer melhor e ganhar independência

Quem deseja se conhecer melhor e ganhar independência, faz uma excelente escolha ao optar por estudar fora. Por lá, você é responsável por absolutamente todas as suas atividades, desde estabelecer horários de estudo e datas de entrega para tarefas, até lavar as próprias roupas e providenciar suas refeições. Mesmo pessoas que decidem estudar após os 30 anos de idadeconseguem aprender bastante e descobrir novas formas de se virar diante de um impasse.

Não parece que essa destreza para se virar sozinho pode refletir na vida profissional, mas sim, isso acontece. A experiência de vida é tão profunda, que logo você aprende a aplicar pequenas soluções de vivências cotidianas em momentos de seu trabalho, com ótimos resultados. Então, sem dúvidas passar um tempo no exterior se dedicando aos estudos é uma ótima oportunidade de perceber exatamente do que você é capaz.

Então, não perca tempo. Se estudar foraestá mesmo em seus planos, prepare-se para abraçar todas essas chances e aproveite cada uma delas ao máximo. Com certeza não haverá espaço para arrependimentos, apenas para aprendizado!

E você, concorda que estudar fora proporciona todas essas oportunidades incríveis? Qual delas você considera a mais interessante ou importante? Comente e participe!