15 maneiras de liderar com comunicação eficaz

Blog Português (Brasil)

Muitos empreendedores se afastam de suas equipes, desligam-se de parceiros e perdem negócios, tudo porque não possuem as habilidades básicas de comunicação. Muitas vezes essa falta de habilidade é repassada para as equipes, de sorte que os problemas são perpetuados pela organização.

Então fica a questionamento: você acha que seu chefe sabe como se comunicar? E você, sabe?

Por mais importantes que sejam essas habilidades, elas não são ensinadas nas escolas. Agora, quando nosso sistema educacional e nossos pais criam pessoas que não exibem todas essas capacidades, cabe aos empregadores compensar a diferença. E se você for um empreendedor sem ninguém para ajudá-lo a desenvolver as habilidades sociais? Ou um funcionário tentando alavancar a carreira sem nenhum mentor à vista?

Sua jornada pode começar com essas 15 dicas para desenvolver seus talentos de comunicação, oferecidas por empreendedores de sucesso, palestrantes, autores e coaches. Confira e coloque todas as dicas em prática o quanto antes!

1. Não peça para mais de uma pessoa fazer algo

Na psicologia, isso é chamado de “efeito espectador”. Quando alguém estiver presente, antes de agir, pare para considerar se suas ações são socialmente apropriadas.

Em uma agência de marketing, por exemplo, solicitar a um grupo de pessoas algo como “Ei, alguém que foi copiado neste e-mail pode cuidar da tarefa XYZ?” é muito menos eficaz do que pedir a uma única pessoa para tomar para si a responsabilidade pela tarefa.

2. Expresse-se corretamente e cumpra com o que você diz

Leonard Kim é o fundador da empresa Influence Tree e diz que se expressar corretamente é mesmo difícil. “Para fazer isso, você precisa demonstrar compaixão e empatia, e conversar com a outra parte como se ela fosse importante para você. Porque, de fato, ela é.”

Suas ações posteriores também são muito importantes. Porque se você não seguir algo que disse no passado, as pessoas não terão confiança de que realmente cumprirá suas premissas no futuro.

3. Use uma comunicação global simples

“Mais do que nunca, estamos fazendo negócios com diferentes culturas, e a linguagem simples é fundamental” — afirma Jan Smejkal, diretor da Startup Grind. “Se você está construindo um negócio em um país onde o conhecimento do inglês é relativamente baixo e as diferenças culturais podem causar dificuldades adicionais, concentre-se em:

·       Usar uma linguagem simples para entregar a mensagem;

·       Evitar o sarcasmo, que pode ser facilmente mal interpretado;

·       Ter ao seu lado os parceiros e funcionários certos, que ajudarão você a preencher as lacunas de idioma e cultura.”

4. Não confie em dispositivos digitais

“Uma conversa real é quase sempre mais valiosa do que uma digital”, diz Carl Woolston, da MaxMindsetCoach.com. “Não tenha medo de pegar o telefone ou marcar uma reunião presencial. Relacionamentos são sobre conexão, e conexão é um investimento.”

5. Estude sua linguagem corporal

Robyn D. Shulman, do EdNews Daily, diz: “A sua linguagem corporal pode ter mais poder que palavras”. Aqui estão quatro fatores que precisam de atenção:

·       Contato visual — preste atenção e verifique se o seu ouvinte retribui (ou não);

·       Postura — relaxe e demonstre abertura;

·       Braços — decida o que você fará com eles;

·       Tom de voz — ofereça um som amigável e acessível.

6. Fique quieto

Joseph Lazukin, fundador da Tifti.com, chama esse posicionamento de “especialista”. “Se você não é o especialista”, diz ele, “não se insira em conversas e discussões em que seu conselho possa sair pela culatra e desacreditá-lo em futuros relacionamentos e oportunidades.”

“O poder de ouvir e de ser discreto na presença de outros quando se comunica em um ambiente privado ou em grupo é frequentemente subestimado”, diz ele, “mas permanece facilmente um dos traços mais poderosos de avanço e crescimento que você pode possuir.”

7. Ouça para ser ouvido

“Somos treinados para ouvir a resposta”, diz Virginia Phillips, autora, palestrante e coach da Academy of Entrepreneurial Excellence. “Mas, se você puder ouvir dados sobre a situação, a perspectiva e a personalidade de outra pessoa, poderá aplicar um nível maior de inteligência emocional e aumentar suas chances de influenciar a conversa e o indivíduo.”

8. Simplifique, simplifique

Murray Galbraith é CEO da Myriad, que se trata de um marco de tecnologia e inovação e está localizada em Queensland, na Austrália. Ele recomenda fazer o trabalho duro de simplificar sua comunicação antes de passar sua mensagem ao seu interlocutor.

“Filtre sua mensagem até os seus elementos principais, antes de tentar comunicá-la às demais pessoas. Reduzir a carga cognitiva é o maior presente que você pode dar a um profissional moderno, e eles estarão mais propensos a reconhecer — e, idealmente, aceitar — o valor que você está oferecendo.”

9. Aumente seu QI emocional

Cydni Tetro é uma empreendedora de tecnologia de alto perfil e cofundadora da Women Tech Council. Ela diz que os melhores comunicadores têm um alto QI emocional, ou a capacidade de entender e influenciar as emoções de nós mesmos e dos outros. “Aprenda a ler as pessoas e situações para que você possa navegar pelas complexidades e encontre resultados positivos”, diz ela.

10. Esteja disposto a dizer não

“Infelizmente, a maioria de nós quer agradar aos outros, então tendemos a concordar, mesmo nos momentos em que a coisa certa seja discordar, ou mais importante, dizer não”, diz David Politis, um profissional de marketing e comunicação.

Mas como dizer “não”? “Fique tranquilo quanto a isso”, diz Politis. “Explique por que você está dizendo ‘não’, enquanto fornece uma solução alternativa ao mesmo tempo.”

11. Fale com as pessoas, não para as pessoas

Dave Davies, CEO da Beanstalk Internet Marketing, relata que “todos nos encontramos nessa armadilha e, como profissional de marketing, tenho que tentar impedir que isso aconteça”.

Os donos de empresas costumam dizer às pessoas o quer que elas saibam, sem interagir para entender o que elas realmente desejam. “Apresentar as especificações técnicas ou as páginas de forma mais simples pode até ser útil para um negócio, porém não se concentra no que o visitante está buscando… Esse um dos maiores obstáculos na comunicação que regularmente acontece na relação entre as pessoas”.

12. Seja conciso

Se você está escrevendo ou falando, o autor Josh Bernoff preconiza que usar menos palavras é melhor. Por exemplo: “Demonstre o objetivo da conversa ou ‘pergunte’ ao interlocutor logo nas duas primeiras frases que disser.”

13. Agregue valor

“Você deve procurar uma maneira de agregar valor toda vez que se comunicar”, diz Jeremy L. Knauff, CEO da Spartan Media. “Isso cria mais impacto e torna sua mensagem memorável.”

Uma dica útil sobre como praticar a adição de valor? Antes de abrir a boca, pergunte-se: “Que valor sobre minha mensagem posso oferecer à pessoa com quem estou falando?”

14. Seja consistente

“Quando você é consistente em suas palavras, tom e todas as outras formas de comunicação, você começa a criar uma marca pessoal”, diz Daniel Marlin, um empresário e comerciante da Cidade do Cabo, na África do Sul. “Você estará influenciando alguém para trabalhar com você, confiar em você, lembrar de você.”

15. Seja honesto

“Integridade na comunicação é ser a mesma pessoa com a mesma opinião o tempo todo, não importa quem esteja lhe perguntando ou dialogando com você”, diz Cheryl Snapp Conner, CEO e fundador da Snapp Conner PR. “Você deve ser 100% honesto; sempre. É possível ser honesto e diplomático, e esse é um traço que você deve aperfeiçoar”.

Essas são algumas dicas valiosas para coordenar seu time ou trabalhar com uma comunicação eficaz. Mas é importante ressaltar a importância de estudar muito sobre a liderança e de ter muita dedicação e foco, seja qual for seu objetivo profissional: abrir sua startup, começar seu próprio negócio com pouco dinheiro ou mesmo desbravar novos campos, em experiências no exterior.

Com qual desses aspectos você se identifica mais? Já é adepto de algum deles e tem visto bons resultados? Comente e conte sua opinião aqui no blog.