10 características de um perfil empreendedor

Ter uma boa ideia para abrir um negócio ou dinheiro em mãos para investir nela não é suficiente para empreender. Seja uma pequena empresa ou uma startup, a saúde e o sucesso do negócio dependem também de quem está à sua frente. Quem nasceu para assumir esse desafio apresenta uma série de particularidades que fazem a diferença na prática.

Além disso, é preciso desenvolver outros comportamentos específicos que complementem essa personalidade. Determinar um real propósito e fazer algo em que se acredita finalizam a lista de habilidades indispensáveis para aqueles que pretendem se consolidar como grandes empresários. Não sabe se preenche os requisitos?

Então confira essa lista com 10 características que um perfil empreendedor deve apresentar. Se você identificar a maior parte delas em seu jeito de trabalhar, saiba que este se trata de um excelente sinal!

1. Iniciativa

Demonstrar iniciativa na busca por novas oportunidades é o ponto de partida para ter um perfil empreendedor. O empresário de sucesso conhece bem o mercado e sabe onde e quando se fazer presente no cenário.

Além disso, ele também entende que o público de seu negócio tem problemas e necessidades que merecem atenção. E que, se forem devidamente solucionados, é possível lucrar de forma significativa com isso.

Ou seja, essa característica significa ter habilidade para enfrentar o desconhecido. É saber agarrar possibilidades e surpreender, sempre com foco na inovação.

2. Capacidade de calcular riscos

Indivíduos que demonstram perfil empreendedor conseguem calcular riscos muito bem. Eles sabem avaliar todas as alternativas antes de promover uma ação ou tomar uma decisão.

Esse traço é indispensável para evitar colocar tudo a perder e agir de maneira impulsiva. E não diz respeito apenas a riscos, mas também para definir melhor a atividade empresarial e seus princípios. Eles não estão imunes a erros, mas sabem como enfrentá-los.

Ter paciência para avaliar cada alternativa detalhadamente ajuda a enfrentar desafios e a reunir mais esforço para superá-los. Com isso, vem também a chance real de conquistar um espaço em um mercado tão competitivo.

3. Exigência para qualidade e eficiência

Empresários bem-sucedidos sempre tentam melhor o que já fazem. Tudo com o objetivo de reduzir o tempo de entrega ou otimizar a produção, além de eliminar gastos desnecessários.

Ser exigente em relação à qualidade e eficiência quer dizer que há constante preocupação em se adequar às expectativas do consumidor. E, através disso, se entrega um produto ou serviço de excelência, conforme o que o cliente espera, e muito antes de qualquer manifestação da concorrência.

4. Persistência

Ser persistente também faz parte do perfil empreendedor. Afinal, nem sempre as coisas darão certo de primeira e é preciso insistir. Verdadeiros empresários são incansáveis quando decidem atingir determinado objetivo.

Para eles, é melhor continuar a jornada do que desistir. Essa é uma característica que garante capacidade de agir quando os mais diversos obstáculos e imprevistos surgem pelo caminho.

Por isso, é conhecida como o combustível do empreendedor. Sem ele, é impossível ter força de vontade para encontrar outras saídas para se chegar aonde foi inicialmente proposto.

5. Comprometimento

Essa particularidade é que confere ao empresário o compromisso necessário para efetivar o que foi prometido. É a certeza de que um bom empreendedor sempre entrega o que anuncia.

Para tanto, ele está disposto até mesmo a realizar algum sacrifício pessoal ou a colocar a mão na passa. Desde que tudo saia conforme o esperado e respeite a palavra que foi dada, vale a pena apostar em um esforço maior.

6. Determinação para buscar informações

Antes de iniciar um projeto, é fundamental buscar informações e dados sólidos para embasar seu desenvolvimento. Essa determinação leva a decisões mais assertivas e a ações mais duradouras.

Empreendedores são, por natureza, pessoas curiosas, que não têm medo de questionar. Eles procuram respostas junto a concorrentes, parceiros e fornecedores, pois se preocupam em manter uma interação presente no mercado. Também fazem cursos, estudam e investem em vivências fora do país, para ampliar ainda mais a visão de mercado.

7. Estabelecimento de metas

Quem tem perfil empreendedor sabe que só existe sentido em fazer alguma coisa se for possível seguir em uma direção. Empreendedores de sucesso sempre sabem para onde ir, porque registram suas metas e determinam objetivos reais para alcançar.

A partir dessa definição, o empreendedor consegue se mobilizar e alinhar suas outras características para conseguir o que quer. As metas podem ser a curto ou a longo prazo, mas sempre existem e o principal: sempre são metodicamente cumpridas, até que se chegue em um objetivo maior.

8. Preocupação em planejar e monitorar

Para empreender, é importante planejar. Afinal, de nada adianta ter metas se não existe estratégia para atingi-las. Um bom empreendedor destrincha cada etapa que precisa cumprir, além de monitorar todo seu desenvolvimento.

Dessa forma, consegue identificar se tudo sai conforme determinado e sabe se posicionar diante de algum imprevisto. Ele tem opções de caminhos diferentes para seguir, porém sem nunca se afastar do que precisa fazer.

Essa característica também é uma ótima maneira de assegurar controle financeiro. Com ele, fica mais fácil prever gastos e registrar movimentações, o que auxilia também na tomada de decisões.

9. Dom de persuasão

O perfil empreendedor também conta com o com da persuasão. Saber convencer outras pessoas, seja para vender ou para trabalhar, é indispensável. Mas também é algo que sempre precisa ser feito de forma transparente e estratégica.

Esses valores geram mais interesse por parte de colaboradores e parceiros, que passam a ter o benefício da dúvida: seguir ou não seguir aquele empresário? Mas se demonstram confiança suficiente para apostar na primeira opção, é sinal de que admiram sua liderança e desejam ver o que podem fazer com ela.

10. Independência e autoconfiança

Essa característica é a última, porém não menos importante. Ela ocupa esta posição porque se manifesta apenas a partir do momento em que os resultados positivos se manifestam.

Através deles, o empreendedor se sente mais confiante em suas habilidades e capacidades específicas. Ele se sente mais seguro e não se deixa intimidar ao expressar opiniões: existe experiência suficiente em pauta para que elas sejam dadas.

E você? Tem vontade de apostar em um negócio próprio? Tem as características de um perfil empreendedor para que consiga sustentá-lo e o desenvolver de forma adequada? Qual delas é mais evidente em sua personalidade? Compartilhe as respostas abaixo, nos comentários aqui do blog.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *